Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

domingo, 29 de abril de 2012

CRACK: PARA ONDE VAMOS?

CRACK: PARA ONDE VAMOS?


O crescente consumo de crack no País está em debate nesta quarta-feira, 02 de maio, no Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O seminário Tendências da Política de Combate ao Crack: Para Onde Vamos? recebe a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus, Luiz Paulo Guanabara, e o jornalista Denis Russo Burgierman, autor do livro “O fim da guerra”. A mesa será coordenada pelo pesquisador da Ensp/Fiocruz Paulo Amarante. O encontro acontece às 14h, no Salão Internacional.



CURSO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS

CURSO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS

Estão abertas até segunda-feira, 30 de abril, as inscrições para o Curso de Capacitação à Distância em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, promovido em parceria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O Curso contempla diversas interações entre os serviços de saúde e a academia, como o apoio às investigações realizadas na área de abrangência da capacitação, reunidos em uma rede de retroalimentação contínua ao seu desenvolvimento. Considerando o número de profissionais a serem atendidos, além das dificuldades e custos de deslocamento para treinamentos presenciais, a melhor alternativa para alcançar os resultados pretendidos é a modalidade de educação à distância, que permite o alcance de um número maior de treinandos em menor tempo. Mais informações: dcnt2012@ufrgs.br

TRANSMISSÃO DO WORLD NUTRITION RIO 2012

TRANSMISSÃO DO WORLD NUTRITION RIO 2012


O Congresso Mundial de Nutrição, que acontece de 27 a 30 de abril no Rio de Janeiro, será transmitido pela Internet através do TeleSSaúde Uerj. As sessões terão tradução simultânea e os participantes  poderão enviar perguntas e comentários por meio de uma ferramenta de bate-papo. As plenárias abordam temas como os desafios do século 21 para a alimentação e nutrição em Saúde Coletiva; a garantia dos direitos humanos e da equidade em saúde, alimentação e nutrição; a determinação de hábitos alimentares; e políticas para a alimentação saudável. Também serão transmitidos relatos de grupos de trabalho e a leitura da Declaração Rio 2012, entre outras informações. Cada sessão suporta 80 acessos e as inscrições devem ser feitas por instituições, preferencialmente universidades, instituições científicas, organismos governamentais, organizações não governamentais e organismos internacionais.


Acesse a ficha de inscrição e as orientações para acesso às plenárias. Conheça a programação completa do World Nutrition Rio 2012.




sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Novo Livro do Sanitarista Eugênio Vilaça

O Novo Livro do Sanitarista Eugênio Vilaça

O lançamento do livro O Cuidado das condições crônicas na Atenção
Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde
da Família, de autoria do sanitarista Eugênio Vilaça, ocorreu durante
as festividades dos 30 anos do Conass e a posse da nova diretoria
eleita para gestão 2012/2013.
A publicação faz parte das atividades realizadas pelo Laboratório de
Inovações – Atenção às Condições Crônicas na Atenção Primária em Saúde
no marco das RAS, coordenado pela OPAS Brasil e Conass, com apoio do
Ministério da Saúde e Conasems.
“O livro é uma contribuição para qualificar o debate sobre o futuro da
atenção primária no Brasil. Está dividido em oito capítulos que tratam
sobre a crise do sistema de saúde, a importância das Redes de Atenção
à Saúde, descreve a evolução da atenção primária, traz evidências
sobre o sucesso do Programa Saúde da Família e ressalta a necessidade
de avançar no manejo da doença crônica na atenção primária”, explica
Vilaça.
O livro está disponível para download gratuito no portal da Inovação
na Gestão do SUS- Redes e APS.




Fonte: APS REDES


quinta-feira, 26 de abril de 2012

SUS Amplia Acesso a Medicamentos para Tratamento da Hipertensão Arterial

SUS Amplia Acesso a Medicamentos para Tratamento da Hipertensão Arterial




No dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, o Ministério da Saúde divulga avanços no controle e no tratamento da doença. Em um ano do programa Saúde Não Tem Preço, 6,9 milhões de hipertensos tiveram acesso a medicamentos gratuitos nas mais de 20 mil farmácias e drogarias privadas credenciadas.

“Este é um programa prioritário para o governo federal. A ampliação no acesso ao tratamento tem sido decisiva para reduzir as internações e os agravamentos ocasionados pela doença, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que convivem com a hipertensão”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo o Vigitel 2011 (levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. O diagnóstico em mulheres (25,4%) é mais comum do que entre os homens (19,5%).

A frequência da doença avança com o passar dos anos. Se entre 18 e 24 anos, apenas 5,4% da população relatou ter sido diagnosticada hipertensa, aos 55 anos a proporção é 10 vezes maior, atingindo mais da metade da população (50,5%) estudada. A partir dos 65 anos, a mesma condição é observada em 59,7% dos brasileiros. A maior frequência de diagnóstico em mulheres ocorre em todas as faixas etárias.

A pesquisa também aponta que o nível de escolaridade tem forte influência no diagnóstico da doença entre a população feminina. Enquanto 34,4% das mulheres com até oito anos de escolaridade afirmaram ter diagnóstico médico de hipertensão arterial, o percentual é menor - 14,2 % - entre mulheres com nível superior de educação.

A capital com menor proporção de pessoas com hipertensão arterial é Palmas (12,9%), enquanto a maior frequência foi encontrada no Rio de Janeiro (29,8%), onde é maior a proporção de idosos.

SAÚDE NÃO TEM PREÇO - Além de hipertensos, diabéticos também recebem remédios gratuitos para tratamento da doença. No primeiro ano do programa, lançado em fevereiro de 2011, houve forte expansão dos pontos de retirada dos medicamentos, com crescimento de cerca de 40% na rede de farmácias credenciadas.

Para obter quaisquer dos 11 produtos disponíveis na rede, basta a apresentação de CPF, documento com foto e receita médica válida. Além de dar mais transparência e fortalecer o controle dos repasses feitos pelo ministério às farmácias privadas, este cadastro evita a automedicação.

PROMOÇÃO DA SAÚDE – O Ministério da Saúde tem realizado uma série de ações para redução dos fatores de risco para a hipertensão arterial. Acordo firmado com a indústria alimentícia em 2011 está reduzindo os níveis de sal em alimentos como macarrão instantâneo, bisnaguinhas e salgadinhos prontos. Apenas com a redução prevista no pão francês, estima-se a retirada do mercado de 3.957 toneladas de sódio até 2014.

O sedentarismo, que também é fator de risco para a doença, é atacado pelo programa Academias da Saúde, que prevê a criação de espaços equipados para a realização de atividades físicas, com acompanhamento profissional e em sintonia com as unidades básicas de saúde. Somente no primeiro ano, mais de sete mil propostas foram inscritas em todos os estados e no Distrito Federal. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que a disponibilidade de espaços públicos para a prática de exercícios eleva em até 30% a frequência de atividades físicas nestas comunidades.

HIPERTENSÃO – A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se não for tratada, a hipertensão tem complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. “O fumo, o sedentarismo e uma dieta rica em sódio e gordura são vilões para a pressão arterial”, enfatiza o ministro.



CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE



Vacinação para quem precisa de mais proteção. Este é o mote da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2012, que prioriza os grupos mais vulneráveis à doença: gestantes, idosos e bebês e crianças de seis meses a dois anos de idade. Este ano, a iniciativa contemplará, pela primeira vez, as 500 mil pessoas que cumprem pena em presídios. A medida faz parte do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Saúde e da Justiça, com o objetivo de garantir o direito à saúde dos presidiários – população que está mais vulnerável a doenças respiratórias e pulmonares, devido às condições de habitação e confinamento.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2012 acontece de 5 a 25 de maio em 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. No dia 5 de maio, acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h. No Estado do Rio de Janeiro, a população-alvo é de 2.773.556 habitantes e a meta da campanha é imunizar 2.218.844 pessoas.

Sobre a vacina – A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A OMS estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

PROJETOS CULTURAIS

PROJETOS CULTURAIS



A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro recebe até quarta-feira, 25 de abril, inscrições de projetos culturais de artes visuais, de dança (FADA 2012), de música (FAM-2012) e de artes cênicas (Teatro e Circo – FATE 2012) para concurso com oferta de apoio financeiro. As inscrições devem ser feitas no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Cidade Nova, de 10h ao meio-dia e de 14h às 16h. Mais informações: (21) 2273-1497 | fate@smc.rio.rj.gov.br.

CORAÇÃO BOM

CORAÇÃO BOM



Esta quinta-feira, 26 de abril é Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. A data é oportunidade para promover atividades de conscientização da população, profissionais de saúde e professores sobre a prevenção e controle da hipertensão arterial. Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde tem dois motes: “Quem tem bom coração combate a hipertensão – eu sou 12 por 8” e “Menos pressão”. Acesse o site “12 por 8” - lá você encontra informações e um kit digital com avatares, banners e diversos materiais de apoio para a realização de campanhas.





 

 



 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou na manhã deste sábado, dia 21, simultaneamente, uma série de mutirões do programa “Ação nos Bairros contra a Dengue”, em todas as 10 áreas de planejamento da cidade. Durante a ação 18.538 imóveis foram vistoriados por cerca de 670 agentes de saúde da Prefeitura.

Ao todo, foram tratados com larvicida 11.843 possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros 4.050 recipientes foram eliminados. Os agentes coletaram 80 amostras de larvas de mosquito, que serão enviadas para análise. Durante a ação, 659 capas foram colocadas em caixas d’água descobertas.

Além das visitas domiciliares, foram feitas atividades educativas de prevenção à dengue, com distribuição de panfletos em estandes e nas ruas das comunidades.

No bairro de Bento Ribeiro, os agentes realizaram uma entrada compulsória, baseada no decreto 34.377, de 2011, em um imóvel abandonado há cerca de três anos. No terreno, onde havia cerca de 20 carcaças de carros, os agentes coletaram três amostras de larvas, destruíram locais que poderiam servir de criadouros e fizeram tratamento espacial de toda a área com utilização de fumacê portátil.

A equipe da CAP 5.2, realizou a Ação dos Bairros, na Comunidade Piraquê em Pedra de Guaratiba.
Houveram várias brincadeiras, distribuição de  kits odontológicos e orientações sobre a Dengue.

sábado, 21 de abril de 2012

PARTICIPE!!!!!

PARTICIPE!!!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

II MOSTRA MUNICIPAL DE SAUDE NA ESCOLA E NA CRECHE DO RIO DE JANEIRO

II MOSTRA MUNICIPAL DE SAUDE NA ESCOLA E NA CRECHE DO RIO DE JANEIRO


Objetivos:


1. Divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de saúde, educação e de assistência social com os escolares e comunidade escolar;

2. Promover intercâmbio de experiências exitosas.

DATA: 08/05/2012 (terça-feira)
HORÁRIO: das 9 às 13h
LOCAL: Tenda Paulo Freire do 10º Congresso Internacional da Rede Unida (espaço anexo ao Centro de Convenções Sul América - Cidade Nova)


Programação

1) Espaço “Nosso Varal”

Um varal onde serão pendurados os trabalhos produzidos. Podem ser: fotos, desenhos, escritas, poesias, cartazes, ou outros registros realizados pelos/com escolares e/ou comunidade escolar.


2) Espaço “Fazendo Arte com Saúde”

Um espaço para apresentação de trabalhos pelos escolares/comunidade escolar, profissionais de saúde, profissionais da assistência social e/ou parceiros. As apresentações terão no máximo 10 minutos. Poderão ser apresentadas músicas, dramatizações, recital de poesias, danças, teatro, teatro de fantoches, contação de histórias, slide show, filmes, etc.


3) Espaço “Brincando com Saúde”

Exposição de jogos e brincadeiras utilizados pelos profissionais no seu dia a dia nas ações de promoção da saúde e prevenção no ambiente escolar, de modo que os participantes do evento possam interagir com os materiais educativos.
Solicitamos que as inscrições dos trabalhos sejam realizadas até o dia 27/04/2012 através do link:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEhZaFYzeUh6d1U5bHI4RXNUQ3ZHYlE6MQ


CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!


Dúvidas entrar em contato através do seguinte e-mail: gti.pse@gmail.com



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Inscrições Abertas para Oficinas do 10° Congresso Internacional da Rede Unida

Inscrições Abertas para Oficinas do 10° Congresso Internacional da Rede Unida






Estão abertas as inscrições para as atividades pré-congresso da Rede Unida, que acontecem dia 6 de maio. São mais de 30 oficinas de produto e de formação disponíveis aos congressistas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição destinado às oficinas e efetuar o pagamento à Rede Unida. Mais informações em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc ou http://www.redeunida.org.br.


As oficinas são focadas nos cinco eixos condutores do evento e facilitadas por profissionais com experiência no respectivo tema abordado. O congressista poderá se inscrever em apenas uma, pois elas ocorrem simultaneamente.

Este ano, o Congresso tem como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” que será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e “Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde”.

O 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontecerá entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, no Centro de Convenções SulAmérica, na Av. Paulo de Frontin, na Cidade Nova. Este ano, o congresso tem como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”.

Prefeito Lança Primeira Revisão do Plano Estratégico com Metas para serem Alcançadas até 2016

Prefeito Lança Primeira Revisão do Plano Estratégico com Metas para serem Alcançadas até 2016

Plano foi ampliado para 56 metas e 58 iniciativas estratégicas divididas em 10 áreas de resultados

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou na noite de terça-feira, dia 17, o Plano Estratégico da Cidade que reúne 56 metas e 58 iniciativas a serem executadas nos próximos quatro anos. Durante o evento, realizado nos Galpões da Gamboa, na Zona Portuária, o prefeito destacou a necessidade de se ter uma cidade mais integrada, internacional, que volte a sonhar e que seja capaz de realizar, superando o passado para planejar o futuro.


O plano agrupa metas e iniciativas em 10 áreas de resultado: saúde; educação; transportes; habitação e urbanização; ordem e conservação; desenvolvimento econômico; gestão e finanças públicas; meio ambiente e sustentabilidade; cultura e desenvolvimento social.

- São ideias muito concretas e, quando se faz um plano como esse, ousado, o que a gente quer é comprometimento para conseguir passar por qualquer barreira, obstáculo, disse o prefeito.

Como inovação, Paes citou a iniciativa da criação do Conselho da Cidade, por meio do qual 150 cidadãos das mais diferentes áreas, como jornalismo, arquitetura, engenharia, economia, artes, e meio ambiente, além de entidades de classe e associações civis, podem refletir sobre a visão de futuro e definir o Rio que o carioca deseja viver, trabalhar e conhecer.

Além de ampliar a participação da sociedade com a criação do conselho, o poder público municipal também realizou pesquisas de opinião e somou mais de duas mil horas de reuniões com integrantes do governo e da sociedade civil.

Sobre a escolha do local para a realização do evento, o prefeito falou que a Zona Portuária é objeto da maior parceria público-privada do Brasil e que representa, atualmente, um terço de todas as parcerias do tipo, somando R$ 8 bilhões.

- Esse espaço é o coração desse Rio que a gente quer que surja. Estamos aqui numas dessas lendas urbanas, que durante tanto tempo a gente ouviu que ia ser revitalizada e, hoje, está recebendo obras de infraestrutura de R$ 4 bilhões, sem que a prefeitura tenha investido dinheiro público, explicou o prefeito.

Metas contemplam educação, saúde, transportes, entre outras áreas:

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=2752545

Arquivos:

http://200.141.78.79/dlstatic/10112/2753734/DLFE-241955.pdf/Planejamentoestrategico2.0.1.3.2.0.1.6..pdf

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FESTIVAL RIO SAUDÁVEL GASTRONOMIA 2012

FESTIVAL RIO SAUDÁVEL GASTRONOMIA 2012


Pratos coloridos, elaborados e… saudáveis. Essa é a proposta do Festival Rio Saudável Gastronomia 2012, que acontece de 25 de abril a 24 de junho com a participação de 34 restaurantes cariocas. Neste período, as casas que integram a programação vão apresentar pelo menos um prato ou menu especial para a ocasião, elaborados de forma balanceada, de acordo com parâmetros definidos por uma comissão de nutricionistas. A abertura do Festival é nesta terça-feira, 17 de abril, às 17h30, no restaurante O Navegador, no Centro (Avenida Rio Branco, 180, 6º andar).

Os pratos que integram o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 valorizam o uso de ervas aromáticas e especiarias naturais e contam com, pelo menos, um ingrediente típico da culinária brasileira, como feijões, aipim, abóbora, couve e coentro. Entre as receitas saudáveis que os comensais poderão desfrutar estão o peito de frango com chutney de manga crocante e tian de legumes, do Symbol Gourmet; o frango caipira e a salada de grãos, do 14 Folhas.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) é sensibilizar a sociedade para a importância de uma alimentação saudável. Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o Rio Saudável Gastronomia reforça as políticas de prevenção adotadas pela Prefeitura: “Prevenir não é somente ir ao médico. Significa também ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, o que pode evitar doenças e complicações. E diante da rotina cada dia mais corrida das pessoas, fica evidente a importância do festival na conscientização de que é possível adotar mudanças simples no cotidiano, começando pelos hábitos alimentares”, afirma.

Participam do Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 o Restaurante Cidadão da Cidade de Deus, os restaurantes universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diversos restaurantes comerciais: Ambre Cuisine Bar, Bazzar, Branche, Casa de Espanha, Casa Urich, Cedro do Líbano, Coccinelle Bistrô, Cria da Terra, Delight, Espaço Grill, Filé e Folhas, Gabbiano Ristorante, Gávea Garden Bistrô, Mekong, Nik Sushi, O Navegador, Piffer Torteria & Bistrô, Refeitório Orgânico, Reservado Restaurante, Sabor Saúde Culinária, Sabor Saúde Expresso, Sal e Tal, Symbol Gourmet, Varandas Gourmet, Vegetariano Social Clube, Viva Orgânicos Juice Bar, Zacks.
O Festival é uma iniciativa do Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), da Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis (SindRio). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e da Agência Binky.


>> Saiba mais sobre o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 na página do evento no Facebook


terça-feira, 17 de abril de 2012

Bolsa Família

Bolsa Família






Veja a Lei que cria o Bolsa Família e entenda mais as condições para fazer parte desse programa.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho é um marco anual para relembrar a natureza evitável dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promover campanhas e organização sindical na luta por melhorias das condições de trabalho.


 Organização Ineternacional do Trabalho escolheu como tema deste ano “Promovendo a Saúde e Segurança em uma Economia Verde” e convida a realização de eventos comemorações e atos para comemorar o 28 de abril. Participe e conte-nos para que possamos divultgar!

                                                           http://renastonline.org/contact

RIO DE JANEIRO SEDIARÁ CONGRESSO MUNDIAL DE NUTRIÇÃO EM 2012

RIO DE JANEIRO SEDIARÁ CONGRESSO MUNDIAL DE NUTRIÇÃO EM 2012

O World Nutrition – Rio 2012, organizado pela World Public Health Nutrition Association (WPHNA) em parceria com a Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), será realizado no Rio de Janeiro, de 27 a 30 de abril de 2012, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O congresso mundial de nutrição está estruturado em três eixos: Conhecimento, Política e Ação. O objetivo é promover o amplo debate sobre os macrodeterminantes contemporâneos da alimentação e nutrição, incluindo a avaliação das respostas do poder público às questões prioritárias da agenda de nutrição, a identificação dos desafios atuais para que essa resposta seja efetiva e transformadora e o compartilhamento de experiências e possibilidades de atuação da sociedade civil.


Considerando que a ciência da nutrição deve integrar os aspectos biológicos, ambientais, econômicos, sociais, psicológicos e culturais envolvidos na alimentação, o World Nutrition – Rio 2012 propõe a articulação da pesquisa cientifica com a realidade social, política, econômica e ambiental; a interlocução de diferentes áreas do conhecimento; e a valorização e o reconhecimento de saberes elaborados no cotidiano das instituições governamentais e nas experiências de organizações e movimentos sociais.

Rio de Janeiro

A escolha do Brasil – e do Rio de Janeiro – como sede para a realização do World Nutrition – Rio 2012 foi uma decisão estratégica. O Brasil é uma importante liderança na produção científica, na formulação e implementação de políticas públicas e na organização de movimentos sociais no campo da Alimentação e Nutrição e da Saúde Coletiva. O Rio de Janeiro tem ampla experiência em formular e implementar políticas públicas na área, além de contar com instituições acadêmicas de expressão nacional e internacional que apoiarão a realização do evento.

Dia Mundial da Voz

Dia Mundial da Voz


O ator Ricardo Pereira, o Vicente da novela “Aquele Beijo”, da Rede Globo, é o padrinho da Campanha da Voz 2012. O ator gravou vídeo de apoio à campanha e posou para o cartaz de divulgação da iniciativa. Todos os materiais de apoio estão disponíveis na seção Downloads deste site.

São 62 núcleos, espalhados por 18 municípios do estado, na oitava edição da Campanha “Quem cuida da Voz sempre tem o que Falar”, que se estende de 16 a 20 de abril. Em 2012, os pólos divulgam a Fonoaudiologia e a importância de hábitos saudáveis para prevenir problemas vocais sob o lema "Cuidar da Voz é como água: indispensável!". Aliás, o mote "Fonoaudiologia é como água: indispensável!" estará em todas as campanhas socioeducativas do CREFONO1 este ano.

Acompanhe as novidades desta edição pelo blog (http://blog.crefono1.gov.br/?page_id=746) . Utilize os materiais de apoio ou divulgue-os pelas redes sociais. Participe!

Fonte: CREFONO1 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região
           http://www.crfa1.org.br/

PARA ENFERMEIROS E DENTISTAS

PARA ENFERMEIROS E DENTISTAS



O Ministério da Saúde oferece bolsas de especialização para atuação de odontólogos e enfermeiros na atenção básica, em municípios onde há carência de profissionais. A ação foca os profissionais selecionados pelo Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que atuarão nos pequenos municípios, em áreas de extrema pobreza e nas periferias das grandes cidades, com bolsa mensal no valor de R$ 2.384,82. Com duração de um ano, a especialização terá jornada de 40 horas semanais – 32 em serviço nas unidades básicas e oito teóricas, sob supervisão de universidades parceiras do programa. Estas instituições darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. O edital do curso será lançado até 20 de abril, de modo que os profissionais possam se matricular até o fim do mês. As aulas e o início do serviço começarão em maio.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA


A Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove nesta terça-feira, 17 de abril, mais uma edição do ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde. A palestra Participação comunitária: o que queremos com isso? será o ponto de partida sobre a participação social em projetos e políticas de saúde. A atividade será realizada de 9h às 17h no salão internacional da Ensp/Fiocruz e é aberta ao público. O evento também será transmitido pela Internet.

JUVENTUDE E HOMOSSEXUALIDADE

JUVENTUDE E HOMOSSEXUALIDADE



Nesta quarta-feira, 18 de abril, o Em Cine – Ciclo de Debates exibe o filme Delicada Atração, que conta a história de dois adolescentes gays e suas relações com a família e a sociedade. Após a exibição, o debate sobre juventude e homossexualidade será coordenado pelo psicólogo Luan Cassal, coordenador adjunto do Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Em Cine – Ciclo de Debates é uma iniciativa do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e acontece toda última quarta-feira do mês, de 17h30 às 20h30, na UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Tijuca). Mais informações pelo telefone (21) 2334-0872 ou pelo email proadol@uerj.br.



Fonte: http://elosdasaude.wordpress.com/





OPORTUNIDADE PARA JOVENS

OPORTUNIDADE PARA JOVENS


Estão abertas até 19 de abril, quinta-feira, as inscrições para o Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social da Escola Nacional de Seguros, realizado em parceria com a Fundação Mudes. O programa oferece gratuitamente o Curso de Iniciação ao Trabalho, com aulas de Noções de Língua Portuguesa, de Informática, Conceitos Básicos de Seguros, Excelência no Atendimento, Orientação Profissional e Laboratório de Seguros. Após a conclusão da etapa da aula, cuja duração é de cerca de um mês, os estudantes são encaminhados para programas de estágio em empresas do mercado de seguros. No Rio de Janeiro, são 30 vagas disponíveis para jovens entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em escolas públicas, no turno da manhã ou da noite. Os interessados devem enviar o currículo para ana.furlan@mudes.org.br, com o assunto “Vaga do Amigo do Seguro”.

Plenária do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2

Plenária do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2

No sábado dia 14 de Abril aconteceu Plenária do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2 onde tivemos como pauta:


Palestra I: “De Durban ao Fórum Social Mundial: Conquistas da Zona Oeste do Rio de Janeiro ”

Dr. Mauro Pereira( Executiva do CDS AP 5.2);

Palestra II: “Programa Cegonha Carioca” – Dra. Mônica Xavier

(Dir. de Atenção aos Programas de Saúde da CAP 5.2)

Formação de Comissões:

1ª) Igualdade Racial: Gênero e Etnia

2ª) Educação e Saúde Ambiental / Saúde do Trabalhador

3ª ) Terceira Idade , Cultura e Lazer

4ª) Capacitação de Conselheiros

A Coordenadoria da AP 5.2 agradece ao Dr Mauro Pereira pela divulgação da Zona Oeste em Durban- África do Sul, conquistando espaço para RIO+20.

Após apresentações e Formação das comissões tivemos informes dos segmentos Gestor, Profissional e Usuário. A Plenária do Conselho Distrital de saúde da AP 5.2 acontece todo segundo sábado do Mês no Auditório do Hospital Estadual Rocha Faria.

Você é nosso convidado!















sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitura Promove Ação de Combate à Dengue no Vidigal

Prefeitura Promove Ação de Combate à Dengue no Vidigal

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove, neste sábado, dia 14 de abril, na comunidade do Vidigal, mais uma “Ação nos Bairros contra a Dengue”. O evento acontece das 9h às 13h.


As tendas serão montadas na Av. Niemeyer s/n – Praça do Vidigal, onde também será o ponto de encontro para o início do mutirão. O evento de combate à dengue contará com a participação de 25 agentes de vigilância em saúde, que devem visitar cerca de 500 domicílios.

A ação contará com a parceria da Associação dos Moradores e do CMS Dr. Rodolpho Perissé. A população local contará com estandes de prevenção à dengue, além de serviços de saúde bucal e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

XI Caminhada de Combate a Dengue

XI Caminhada de Combate a Dengue



A enfermeira Joyce da CAP 5.2 utilizando o  espaço da Estação Otics Pedra de Guaratiba para suas tarefas




Clínica da Famíli Dr. Dalmir de Abreu Salgado


CMS Professor Edgard Magalhães Gomes



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pólo de Dengue

Pólo de Dengue

Confira a relação dos Pólos de Dengue.

http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2322161

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Incrição

Incrição


Estão abertas as inscrições de participação do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, cujo tema é “Educação, Saúde e Participação: ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. O maior congresso já organizado pela Rede será na cidade do Rio de Janeiro, entre 06 e 09 de maio de 2012, e reunirá cerca de oito mil participantes e mais de quatro mil apresentações de trabalho em diferentes modalidades. O Congresso está estruturado em cinco eixos (Educação, Trabalho, Participação, Gestão e História da Rede Unida) e o temário de todos os eixos é resultado das contribuições colhidas pela comissão organizadora, ao longo de 2011, com os Encontros Regionais.


A experiência das etapas regionais, como atividades preparatórias e de construção coletiva do evento, certamente, estará refletida numa programação plural, dinâmica e que aproxima os diferentes pontos da Rede. Tanto que os atores mobilizados durante os encontros acabaram apelidando a 10ª edição do congresso como o “Condomínio da Saúde”, devido a sua dimensão, que também incorpora outros seis eventos (ver lista abaixo).


Para se inscrever 10º Congresso Internacional da Rede Unida, basta acessar o endereço http://www.redeunida.org.br/congressos/inscricoes. Não deixe de participar. Tem uma Rede esperando por você!


Além do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, acontecem:


•10º Congresso Internacional da Rede Unida;

•3º Fórum Internacional de Educação na Saúde;

•2º Fórum Internacional de Gestores e Trabalhadores de Atenção Básica/Primária em Saúde;

•2º Fórum Internacional de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã;

•1º Fórum Internacional de Agentes Comunitários de Saúde;

•I Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica / Saúde da Família;

•I Mostra Experiência VER-SUS BRASIL;

•I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro

•Seminário Internacional Rotas Críticas IV;

•II Semana Bebê Carioca.



Veja quais são os tipos e valores de inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida


•Não Associado (Até o evento) = R$ 400,00

•Associado (Até o evento) = R$ 350,00

•Estudante Associado (Até o evento) = R$ 175,00

•Estudante de Pós-graduação associado (Até o evento) = R$ 275,00

•Representante de Movimentos Sociais (Até o evento) = R$ 100,00


Informações sobre pagamento:

A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida informa que os interessados em participar do evento podem efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente da própria Rede Unida. Para isso, é necessário que o congressista que efetuou o pagamento encaminhe uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.


Conta corrente Rede Unida:


Banco do Brasil

Agência: 1899-6

Conta: 40165-X


Associação Brasileira da Rede Unida - Rede Unida

CNPJ: 05.020.154/0001-69



Faça sua inscrição em http: http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricoes

Curso Voltado para Conselheiros de Saúde Recebe Inscrições

Curso Voltado para Conselheiros de Saúde Recebe Inscrições


Até o dia 12 de abril estão abertas as inscrições para o curso livre de Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social, oferecido na modalidade a distância pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). O curso, que será oferecido na modalidade à distância, é uma parceria entre a ENSP, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).


Fonte: http://www.cosemsrj.org.br/saude_curso_ead.html

SUS EM ESTUDO

SUS EM ESTUDO



Estão abertas as inscrições para a submissão de propostas para desenvolvimento de estudos no âmbito programa “O Sistema Único de Saúde (SUS) em estados e municípios”, desenvolvido por meio de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é identificar experiências inovadoras, isto é, que utilizam o referencial teórico de redes para promover a implementação de Redes de Atenção à Saúde, som vistas a conduzir à assistência aos portadores de doenças crônicas, com quebra no modelo hegemônico atual voltado para o atendimento de doenças agudas, com supremacia da atenção hospitalar e atendimento médico. Mais informações no site da Fiotec, do BID ou através do email ekappaun@iadb.org.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa

Páscoa



Páscoa é ressurreição, é recomeçar.
Confie em seu futuro, plante e com certeza irá colher bons frutos, pois cada um de nós é responsável pela própria história.
Cada um recomeça sempre com o único desejo de ser feliz.

Tenham todos uma FELIZ PÁSCOA!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

TODOS CONTRA A DENGUE

TODOS CONTRA A DENGUE


A cidade do Rio de Janeiro está em estado de alerta para a dengue. Prevenir a doença e controlar o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é dever de todos. Para isso, é preciso conhecer as principais características do mosquito e estar atento para não deixar água parada e eliminar possíveis criadouros.


Desde novembro de 2011, a Prefeitura do Rio disponibiliza polos de hidratação, exclusivos para casos de suspeita de dengue. Os polos contemplam todas as dez áreas de planejamento da cidade e estão à disposição para atendimento da população, juntamente às unidades de saúde já existentes. Os polos funcionam em plantões de 12 e 24 horas, realizando consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes, quando necessário. Médicos generalistas interessados em participar dos plantões devem entrar em contato com as Coordenações de Áreas Programáticas (CAPs).

Importante saber:


◦Grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

◦ A população deve estar atenta também aos pequenos reservatórios (como vasos de plantas, garrafas, bandejas de ar-condicionado e calhas entupidas) e aos espaços coletivos, como depósitos de lixo a céu aberto e poços de elevador.

◦As fêmeas do Aedes aegypti depositam os ovos nas paredes dos criadouros, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Os ovos podem permanecer grudados às paredes dos criadouros de forma imperceptível. Por isso, é preciso esfregar os recipientes que não podem ser eliminados com escova ou palha de aço.

◦O ovo do Aedes aegypti mede aproximadamente 0,4 mm de comprimento e é difícil de ser observado. Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h depois de depositados. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos e sejam transportados a grandes distâncias. Esse aspecto importante do ciclo de vida do mosquito demonstra a necessidade do combate continuado aos criadouros, em todas as estações do ano.

◦Em condições favoráveis, o desenvolvimento do Aedes aegypti de ovo até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, para que o ciclo de vida do mosquito seja interrompido.

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS


A mediação tecnológica e o uso de sistemas colaborativos na educação são tema de debate promovido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ, durante o Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola, que acontece dias 9 e 10 de abril no auditório da instituição (5º andar do prédio da Reitoria da UFRJ). Na mesa de abertura, as coordenadoras da Rede de Políticas Públicas do Instituto, Tamara Tania Cohen Egler e Claudia Werner, apresentarão o projeto Políticas Públicas para Tecnologias da Educação. Ao logo do evento, serão promovidos debates sobre Política, Tecnologia e Educação, Rede, comunicação e linguagem na educação, Escola , Interação e Cidade, Mediação tecnológica na educação, Tecnologia, Imagem e Educação e Sistemas Colaborativos para Educação.

Mas informações e inscrições: cleberneto@gmail.com.


Fonte: http://elosdasaude.wordpress.com/2012/03/30/agenda-da-promocao-da-saude-31-de-marco-a-06-de-abril/







Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.