quinta-feira, 26 de abril de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE



Vacinação para quem precisa de mais proteção. Este é o mote da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2012, que prioriza os grupos mais vulneráveis à doença: gestantes, idosos e bebês e crianças de seis meses a dois anos de idade. Este ano, a iniciativa contemplará, pela primeira vez, as 500 mil pessoas que cumprem pena em presídios. A medida faz parte do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Saúde e da Justiça, com o objetivo de garantir o direito à saúde dos presidiários – população que está mais vulnerável a doenças respiratórias e pulmonares, devido às condições de habitação e confinamento.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2012 acontece de 5 a 25 de maio em 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. No dia 5 de maio, acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h. No Estado do Rio de Janeiro, a população-alvo é de 2.773.556 habitantes e a meta da campanha é imunizar 2.218.844 pessoas.

Sobre a vacina – A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A OMS estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.