Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 30 de março de 2012

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL

*IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL, DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: A

SITUAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA**

DATA: 21, 22 e 23 de novembro de 2012




*PARA MAIORES INFORMAÇÕES:*

Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC)
Tel.: (+5521) 2334-0276 - Fax: (+5521) 2334-2490
www.proealc.uerj.br/ivseminario2012
proealc@gmail.com

Tratado de Medicina de Família e Comunidade

Tratado de Medicina de Família e Comunidade


Será lançado no Brasil em 27 de abril o “Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática” (Artmed Editora), uma obra elaborada pelo presidente da SBMFC (gestão 2012-12), Gustavo Gusso, pelo presidente da Associação Gaúcha de MFC (AGMFC), José Mauro Ceratti Lopes, com a colaboração de mais de 380 profissionais da Atenção Primária do País e do mundo, entre MFCs e áreas correlatas.

Divido em dois volumes com mais de duas mil páginas, o livro traz em sua primeira parte informações referentes aos princípios da especialidade, ensino, pesquisa e gestão. Já no segundo volume, a abordagem é direcionada às questões práticas, vivenciadas no dia a dia pelas equipes de Saúde da Família. Segundo Gusso, este é um livro único sobre o tema, que traz um panorama da MFC, ESF e APS no Brasil. “Esperamos que o Tratado seja bem recebido por todos aqueles que têm ligação com a APS como uma ferramenta de suporte tanto nos aspectos teóricos quanto práticos”, ressalta o autor.

Convidado a comentar o livro, o médico Carlos Grossmann, preceptor de Medicina Interna da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição e Pós-graduado em Medicina Interna pelo Providence Hospital, Washington (D.C.), descreveu da seguinte forma o material. “As obras nacionais de que dispúnhamos não tinham a abrangência teórica e prática deste novo lançamento. Esta é, a meu ver, a importante lacuna que passa a ser preenchida por este magnífico Tratado”.

Dentre os temas estão os sintomas e problemas frequentes da população; prevenção quaternária; como prescrever ou ‘desprescrever’ medicamentos; como lidar com pacientes hiperutilizadores; MFCs em cenários específicos, como favelas e áreas rurais; entre outros. Do cenário internacional, o Tratado conta com as contribuições de Barbara Starfield (in memória), Marc Jamoule, Juan Gérvas, Iona Heath e Trisha Greenhalgh, que escreveram capítulos especialmente para o livro.

O lançamento será realizado no penúltimo dia do III Congresso Sul-Brasileiro de MFC, que acontece em Florianópolis (SC), dias 26 a 28 de abril, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Tratado é indicado a fazer parte da bibliografia de residências de MFC, graduações de medicina, bem como ser um livro presente nos centros de saúde de todo o País.

Serviço:
Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática – Vol. I e II
Lançamento: 27 de abril
Horário: 17h
Local: Estande da SBMFC - III Congresso Sul-Brasileiro de MFC, que acontece em Florianópolis (SC)
Editora: Artmed (Grupo A) – editora oficial da SBMFC



Fonte: http://www.sbmfc.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&PaginaId=11&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=478



Vagas para cursos gratuitos do Pronatec: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Recepcionista em Serviços de Saúde e muitos outros.

Vagas para cursos gratuitos do Pronatec: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Recepcionista em Serviços de Saúde e muitos outros.

Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Emprego (SMTE) e Assistência Social (SMAS), oferece 4.274 vagas para cursos gratuitos de capacitação do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições serão realizadas até 5 de abril nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda. Os cursos estão disponíveis para formação de beneficiários de programas federais, como o Bolsa Família. Para se inscrever, é preciso ter idade entre 18 e 59 anos.


Esta é uma ação promovida em parceria com o Governo Federal que viabiliza a formação e intermediação de mão de obra por meio do Programa Brasil Sem Miséria. Os cursos serão realizados pelas Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFS). Os candidatos selecionados receberão material didático, vale transporte (ida/volta) e alimentação, durante o período de quatro a seis meses de curso com carga horária entre 160 e 400 horas/aula.

São necessários os seguintes documentos para a pré-inscrição:

Identidade, CPF, Cartão Programa Bolsa Família e número do NIS, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.

Vale ressaltar que para mais informações os interessados poderão procurar o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) da SMTE ou um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Saúde Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Saúde Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável


Faltam pouco menos de 90 dias para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, e muito ainda tem sido debatido sobre a temática deste ano. Conhecida por Rio +20, a Conferência será realizada entre os dias 20 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro – RJ. É a segunda vez que o Brasil sedia o evento, que está comemorando seu 20º aniversário.

O primeiro rascunho do texto base, que irá conduzir os debates da Rio +20, já foi divulgado pela organização do evento. É um material com 19 páginas elaborado com a participação de vários países. A redação tem como viés os três pilares do desenvolvimento sustentável: a economia, o social e o ambiental. Também conhecido por draft 0, ainda aborda de forma sintética soluções para 15 temas chaves: entre eles a segurança alimentar, as florestas e a mudança climática.

Apesar de atingir de forma indireta, não está estabelecida neste documento, que ainda pode sofrer alterações até a realização da Conferência, a questão da saúde. Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), criou um Grupo de Trabalho com intenção de inserir a pauta da saúde nos debates da Rio +20.

 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Palestra de Aleitamento Materno - IUBAAM

Palestra de Aleitamento Materno - IUBAAM


O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama­mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.A amamentação também traz muitos benefícios para a mãe:- reduz o peso mais rapidamente após o parto;


- ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;

- reduz o risco de diabetes;

- reduz o risco de câncer de mama;

- se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.


Como tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa:


Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas.

Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos.- a melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo;

- cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Dei­xe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.

- o leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso;

- na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportuni­dade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.



Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/29aleitamento.html

segunda-feira, 26 de março de 2012

Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD)

Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD)

O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) elaborou um material muito
útil às pessoas acometidas por dengue. Nele, serão encontradas
informações sobre alimentação e hidratação que devem ser observadas para
um melhor enfrentamento da doença. Já replicamos as informações em nosso
blog, seria legal se outros fizessem o mesmo.

Segue link:

http://www.blogger.com/goog_2144707268

sábado, 24 de março de 2012

Eventos Marcam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Eventos Marcam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose



Lançada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença.

A descoberta pelo pesquisador alemão Robert Koch foi fundamental para o controle da tuberculose (TB) que, na época, vitimava grande parcela da população mundial. De acordo com a OMS, a TB é a doença curável que mais mata em todo o mundo. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e cinco mil morrem em decorrência do bacilo.

Esta doença é também uma das principais causas de morte entre pessoas que vivem com HIV e aids por causa do enfraquecimento do sistema imunológico, tornando-as muito mais suscetíveis à infecção. Aproximadamente 15% dos soropositivos têm TB.

Recentemente, a OMS lançou uma política atualizada sobre prevenção conjunta, diagnóstico e tratamento de tuberculose e HIV/aids. Estima-se que 910 mil vidas foram salvas em seis anos por causa das orientações específicas contra esta dupla-infecção.

“O novo quadro é o padrão internacional para a prevenção, cuidados e tratamento de pacientes para reduzir mortes pela TB e HIV; temos fortes indícios de que ele funciona”, disse o diretor da Parceria Pare a TB, Mario Raviglione. Alguns exemplos desta nova política são testes de rotina de HIV para os pacientes, incluindo parceiros e membros da família, com tuberculose ou com sintomas da doença; compra de medicamentos específicos e o uso de métodos comprovados de prevenção da TB em pacientes com HIV.


Ações conjuntas

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e o Programa Nacional de Controle da Tuberculose desenvolvem ações conjuntas. Dez estados prioritários, que concentram casos da coinfecção, têm sido os alvos das ações: Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Amazonas, Maranhão e Bahia.

Draurio Barreira, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, cita como obstáculos para a eliminação da TB o abandono do tratamento, que pode ser atribuído a sua longa duração (seis meses) e aos efeitos adversos provocados pelos medicamentos, a dificuldade de acesso ao diagnóstico e ao tratamento das populações mais vulneráveis; e os serviços de saúde pouco comprometidos com os princípios ideológicos do SUS (universalidade, integralidade e equidade).

Segundo ele, o Ministério da Saúde vem estabelecendo diálogo com os segmentos atuantes na luta contra a tuberculose para que a doença tenha cada dia mais visibilidade.


Eventos pelo País

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, ligado à Fiocruz, está coordenando uma série de atividades dentro da “Mostra ENSP na Semana de Mobilização Nacional de Combate à Tuberculose”. A mostra teve início no dia 21 e segue até o dia 24, no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, 23 de março, a Secretaria de Saúde do Estado e Município do Rio de Janeiro, em parceria com o Fórum de ONGs Tuberculose do Estado; a Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAIDA), entre outras organizações, realizam um grande evento público, na Cinelândia, das 9h às 17h. O objetivo é mobilizar a sociedade carioca na importância de se intensificar as ações de controle e cura da doença, já que o Estado do Rio de Janeiro lidera a estatística na incidência de casos e mortes ocasionadas por tuberculose no País.

Na terça-feira, 27, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove, às 14h30, em Brasília, uma audiência pública com o tema: “Dar visibilidade à tuberculose como problema de saúde pública no Brasil”. Carlos Basília, do Fórum de ONGs Tuberculose do Rio de Janeiro, será o palestrante.


Redação da Agência de Notícias da Aids

Arte divulgada pelo Fórum de ONG/Aids de Tuberculose do RJ incentivando a mobilização no País

 


 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Relação dos Pólos de Dengue na Cidade

Relação dos Pólos de Dengue na Cidade

1) Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz - Av. Henrique Valadares, 151 – Centro

2) Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau - Jr.Av. do Exército, 1 – São Cristóvão

3) Policlínica Piquet Carneiro -  Avenida Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier  24 horas

4) Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto - Rua Tenreiro Aranha, s/nº – Copacabana

5) Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza - Estrada da Gávea, s/nº – Rocinha

6) Centro Municipal de Saúde Maria Augusta EstrellaRua Visconde de Santa Isabel, 56 – Vila Isabel

7) Policlínica Hélio Pellegrino - Rua do Matoso, 96 – Praça da Bandeira

8) Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso - Avenida Nossa Senhora da Penha, 42 – Penha

9) Clínica da Família Assis Valente - Estrada das Canárias com Av. Crispin, Praça s/nº – Galeão

10) Policlínica Rodolpho Rocco - Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho

11) Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira - Avenida Marechal Rondon s/nº com Rua Antunes Garcia - Sampaio

12) Clínica da Família Marcos Valadão - Av. Pastor Martin Luther King, 10.976, Acari

13) Policlínica Carmela Dutra - Avenida dos Italianos, 480 – Rocha Miranda

14) Hospital Municipal Lourenço Jorge – Avenida Ayrton Senna, 2000 - Barra da Tijuca 24 horas

15) Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho - Rua Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes

16) Policlínica Newton Bethlem - Rua Barão, 259 – Praça Seca

17) Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco - Praça Cecília Pedro, nº 60 – Bangu

18) Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho - Avenida Ribeiro Dantas, 571 – Bangu

19) Posto de Saúde Professor Masao Goto -  Avenida Carlos Pontes, s/nº - Jardim Sulacap 24 horas

20) Policlínica Carlos Alberto Nascimento - Praça Major Vieira de Melo – Comari 
21) Centro Municipal de Saúde Belizário Penna - Rua Franklin, 29 – Campo Grande 24 horas

22) Clínica da Família Lourenço de Mello - Rua Coronel Tito Porto Carrero, s/nº - Paciência

23) Posto de Saúde Dr.Alvimar de Carvalho - Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

24) Policlínica Lincoln de Freitas Filho -  Rua Álvaro Alberto, 601 – Santa Cruz 24 horas

25) Clínica da Família Valéria Gomes Esteves - Rua Vitória Régia, 4 – Sepetiba

26) Hospital Municipal Souza Aguiar -  Praça da República, 111 - Centro 24 horas

27) Hospital Municipal Rocha Maia - Rua General Severiano, 91 - Botafogo 24 horas

28) Hospital Municipal Paulino Werneck -  Estrada da Cacuia, 745 - Ilha do Governador 24 horaas

29) Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - Avenida Ubirajara, 25 – Irajá  24 horas

30) Corpo de Bombeiros do Méier – Rua Aristides Caire, 56 - Méier  24 horas

Prorrogado prazo de inscrição do Curso de Especialização em Saúde Pública - parceria ENSP/Fiocruz e SUBPAV/SMSDC-RJ

Prorrogado prazo de inscrição do Curso de Especialização em Saúde Pública - parceria ENSP/Fiocruz e SUBPAV/SMSDC-RJ


Clique aqui para informações!


Congresso da Associação de Medicina de Família do Estado do Rio de Janeiro

Congresso da Associação de Medicina de Família do Estado do Rio de Janeiro

Será realizado em Petrópolis, nos dias 26 a 28 de julho.

Data limite para envio de trabalhos: 30/03

Maiores Informações no site: http://www.congressoamfac2012.org.br/

Oficina Pré-Congresso Rede Unida Ciência, Cultura e Saúde

Oficina Pré-Congresso Rede Unida Ciência, Cultura e Saúde

Oficina Pré-Congresso Rede Unida Ciência, Cultura e Saúde que ocorreu no dia 15/03. A Oficina foi coordenada pela Elaine Marcelina e pela Letícia Nunes. Depoimentos de todos os atores sociais presentes na oficina. Grande momento para todos nós!!

Acesse o link:
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Inauguração da Clínica da Família Joãozinho Trinta

Inauguração da Clínica da Família Joãozinho Trinta









terça-feira, 20 de março de 2012

Venha Comemorar conosco...

Venha Comemorar conosco...


São 2.ooo.ooo (dois Milhões) de Cariocas Atendidos pelo programa de Saúde da Família. Nesta quarta-feira, dia 21/03/2012, será a Inaguração da Clínica da Família Joãozinho Trinta, as 10h, Rua Anamã, s/n, Parada de Lucas. Participe conosco dessa grande festa e conquista da SMSDC/RJ.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reunião Descentralizada dos Nutricionistas das CAPs 5.1, 5.2 e 5.3

Reunião Descentralizada dos Nutricionistas das CAPs 5.1, 5.2 e 5.3




Geila Felipe e Elda Tavares da Equipe de Nutrição na Atenção Básica e Projetos Educativos - INAD dão início a Reunião Descentralizada dos Nutricionistas, no auditório OTICS, CMS Dr. Alvimar de Carvalho. Com a presença do Diretor José Bicaco e Ana Lúcia, além das nutricionistas Lúcia e Patrícia, representantes do tema nesta unidade.

O objetivo é avaliar as atividades na APs 5.1, 5.2 e 5.3, dentro da Atenção Primária além falar um pouco sobre o processo de Certificado de Reconhecimento ao Cuidado de Qualidade que está ocorrendo nas Unidades de Saúde do Município do Rio de Janeiro (CRCQs) que neste caso é: UNIDADE DA NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Essa certificação ocorre com o interesse da unidade de saúde a preencher em quais certificações deseja participar, através de formulários on line, fazendo uma introspecção através de sua direção e representantes do programa escolhido. Posteriormente uma visita de avaliação será agendada se formando um “ranking” das 30 primeiras unidades de saúde que cumprirem com as metas da SMSDC/RJ para esse indicador.

Oficina de Vídeo e Blog - CAP 5.2

Oficina de Vídeo e Blog - CAP 5.2



Em nosso Labs Info, a representante da CAP 5.2, Verônica, que gerencia o Blog da CAP o qual é um dos fortes concorrentes ao Blog da Páscoa, se capacita, com o T.I, Caio Watzl, a fazer vídeo, um dos pré-requisitos nessa nova etapa que será o II Concurso de Blogueiros do Saúde da Família.

Lembrando que dia 17/03 haverá o lançamento do Edital no auditório da ENSP na FIOCRUZ, com um Coffe Break as 8:30h dando início ao lançamento as 9:00h, para os representantes das Unidades de Saúde e seus Blogueiros.

Prefeitura Apresenta o Acordo de Resultados de 2011

Prefeitura Apresenta o Acordo de Resultados de 2011

A noite desta segunda-feira, dia 12, foi de comemoração para a Prefeitura do Rio, que ficou com média geral de desempenho em 8.8 no Acordo de Resultados de 2011, melhor do que o do ano passado, quando o município conseguiu média de 8.3. A cerimônia de premiação foi realizada no Vivo Rio, em clima de muita alegria e apresentações artísticas entre os servidores municipais.

Os responsáveis em anunciar o resultado foram a apresentadora e jornalista Glenda Kozlowski e o ator Márcio Garcia. O clima de descontração da noite ficou por conta dos humoristas Leandro Hassum e Marcius Melhem, que arrancaram gargalhadas dos cerca de cinco mil servidores que prestigiaram o evento.
No total, 36 secretarias e órgãos atingiram suas metas total ou parcial e somaram notas iguais ou superiores a oito. Mais de 93 mil servidores concorrem ao bônus. No próximo dia 15, todos aqueles que cumpriram suas metas ganham um contracheque extra com bônus que varia de 0,5 a 2 salários extras (todos recebem 0,5 e aqueles que mais se destacaram podem ganhar o 1,5 restante), ou seja, um 14º ou até um 15º salário. A premiação do Acordo de Resultados deste ano vai pagar R$ 250 milhões, R$ 90 milhões a mais do que em 2010.

Antes de entregar pessoalmente todas as placas comemorativas dos representantes das secretarias, o prefeito Eduardo Paes disse que a noite com "cara" de Oscar era uma forma de agradecer a todos os servidores pelo trabalho desenvolvido:

- O que estamos fazendo aqui hoje é transmitir um pouco da gratidão que sentimos pelo trabalho desenvolvido por vocês. Se a cidade do Rio de Janeiro está sendo observada, é por causada qualidade dos servidores da Prefeitura do Rio. Temos como exemplo a Secretaria de Educação, que virou referência nacional do Ensino Fundamental. Os servidores do município estão dando exemplo e transformando a vida das pessoas. O que nos estimula é saber que tem um monte de cariocas e carioquinhas estão tendo uma vida melhor pela ação de vocês, por esse método de Acordo de Resultados.

Esta é a terceira edição do Acordo de Resultados. Em 2009, foram assinados acordos apenas com a RioFilme e as escolas. No ano seguinte, 19 órgãos foram contemplados,somando 77 metas e atingindo 80% dos servidores municipais. Em 2011, o programa foi ampliado e atingiu 39 órgãos (cerca de 90% dos servidores), somando 200 metas.
O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, disse que o objetivo do Acordo de Resultados é acompanhar o desempenho das secretarias e escolher as prioridades para a cidade:

- Seja na iniciativa privada ou serviço público todo mundo gosta de ser reconhecido. A essência do Acordo de Resultados é saber priorizar, atingir metas e ser reconhecido. É isso que faz a diferença. No final disso tudo nós temos alunos do Ensino Fundamental mais bem educados e uma cidade mais organizada e com menos desabrigados. Isso que é importante. A versão de 2011 do acordo teve outras novidades. Foram criadas metas específicas para a Central de Atendimento da Prefeitura do Rio (1746) e para as áreas dos Complexos do Alemão e da Penha. Os desafios também visaram melhorar as iniciativas estratégicas da administração municipal, como por exemplo, as Escolas do Amanhã, fazer o acompanhamento dos novos programas municipais (Morar Carioca e Cartão Família Carioca) e auxiliar a Controladoria do Município na auditoria das metas pactuadas.
Há 24 anos na Secretaria Municipal de Educação, a servidora Ana Christian Thomé, que é gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, foi uma das homenageadas da noite e falou sobre a importância do acordo:

- Estou representando toda a equipe da SME e isso representa um salto que o Rio de Janeiro está dando na Educação carioca. Esse acordo representa o esforço do servidor. A gente nem vê tanto a questão financeira, é claro, é bom, é maravilhoso. Mas, o importante é o reconhecimento do servidor.

A festa foi encerrada em grande estilo, com show do cantor e compositor Zeca Pagodinho.








terça-feira, 13 de março de 2012

SMSDC OFERECE VAGAS GRATUITAS PARA 10º CONGRESSO DA REDE UNIDA

SMSDC OFERECE VAGAS GRATUITAS PARA 10º CONGRESSO DA REDE UNIDA

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) abriu inscrições até o dia 20 de março para funcionários que desejarem participar gratuitamente do 10º Congresso Internacional da Rede Unida que acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e caso o número de inscritos seja superior ao disponível terão prioridade servidores com trabalhos aprovados pela Rede Unida e presidentes de Centros de Estudos.

Para realizar a inscrição o funcionário deve acessar o link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dC1qX0JuM ExwalhkUGZRdUlHN0lZbVE6MA
ou acessar o site da SMSDC www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

A relação nominal dos selecionados será divulgada na primeira quinzena de abril na página da SMSDC (www.rio.rj.gov.br/web/smsdc) na área da Coordenação de Gestão de Pessoas no item Treinamento e Desenvolvimento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2504-3196 ou 3971-7258.
Este ano, o Congresso tem como tema “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano” será abordado em cinco eixos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde

3º CONGRESSO ASSOCIAÇÃO MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE RJ

3º CONGRESSO ASSOCIAÇÃO MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE RJ


Inscrições com preços promocionais até 30/04/2012 para o 3º Congresso da Associação
de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro-AMFaC-RJ.

CMS Belizário Penna

CMS Belizário Penna







Fotos da comemoração do Dia Internacional da Mulher no CMS Belizário Penna.

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Inscrições Abertas para Seminário da Defesa Civil

 
O tema é comunicação do risco em situações de emergências e desastres.


Nesta quinta-feira, 15 de março, às 13h30, a Defesa Civil Municipal promove o seminário sobre ‘Comunicação do Risco em Situações de Emergência e Desastres’. Na ocasião, serão apresentadas novas tecnologias, as principais estratégias de comunicação e estratégias de prevenção para contribuir para a solução de problemas locais e minimizar a ocorrência de desastres.

O seminário é voltado para profissionais de Saúde, defesa civil, assistência social, meio ambiente, comunicação social (jornalismo e relações públicas), líderes de segmentos organizados da sociedade civil, voluntários e agentes comunitários diversos.

Haverá palestras, debates e discussões para buscar novas tecnologias de comunicação e trocar experiências que contribuam para o processo de tomada decisões e divulgação das informações necessárias para que a comunidade conheça os riscos aos quais está exposta e participe da solução.

O seminário acontece na sede da Defesa Civil que fica na Rua Visconde de Santa Isabel, 32 – Vila Isabel. Clique aqui para se inscrever. As inscrições são gratuitas.


Programação:

- 13h30 – Recepção dos Participantes Inscritos
- 14h – Palestra

Tema: “Estratégias de comunicação do risco em momentos de crise.”

Palestrante: Profª Rosane Lopes – Atual Consultora em Comunicação de Risco do Sistema Nações Unidas. Fez Mestrado em Comunicação Social pela UFRJ e Especialização em Comunicação de Risco na Universidade de Harvard/EUA. Trabalhou em países das Américas e África, especificamente com comunicação para situações de risco. Possui 16 anos de experiência em atividades para a Organização Mundial de Saúde e de Agências do Sistema Nações Unidas, como o Banco Mundial e a UNICEF.


- 15h – Dialética com a Palestrante
- 15h20 – Coffee-break
- 15h50 – Palestra

Tema: “A Psicologia no Desastre: Perspectivas da Necessidade de uma boa comunicação do risco em momentos de crise para a sociedade.”

Palestrante: Profª Clystine Abram Oliveira Gomes – Atual Presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada. É Coordenadora do Projeto IBH Atitude Social; da Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da SPEI/RJ; da Pós-graduação em Hipnose Clínica, Hospitalar e Organizacional da SPEI/RJ e MS; da Pós-graduação em Psicologia Médica, Hospitalar e Neurociência da SPEI/MS. Supervisora de Estágio de Psicologia Clínica, Organizacional e Hospitalar do IBH. Possui 23 anos de experiência na área de Psicologia Clínica, Hospitalar, Psicooncologia e Tanatologia. Coordenadora de Equipe de Voluntários (universitários e profissionais de psicologia) no desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011.


- 16h50 – Dialética com a Palestrante

- 17h10 – Considerações Finais e Entrega de Certificados

- 17h30 – Encerramento

segunda-feira, 12 de março de 2012

Curso de Especialização em Saúde Pública - Últimos dias de Inscrição

Curso de Especialização em Saúde Pública - Últimos dias de Inscrição


Curso de Especialização em Saúde Pública, na parceria ENSP e SUBPAV / SMSDC-RJ para profissionais que ocupem cargo de nível superior, CLT ou estatutário.
O Curso tem liberação formal da SUBPAV de carga horária para ser totalmente cursado.


Inscreva-se

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pré-oficina do Congresso Rede Unida 2012

Pré-oficina do Congresso Rede Unida 2012


No dia 15/03/2012 será realizada a  Pré-oficina do Congresso Rede Unida 2012 Eixo Participação e Mobilização Popular no Centro Universitário Moacyr Bastos, em Campo Grande. O evento contará com a participação das Coordenadoras Gerais das APs 5.1, 5.2 e 5.3, do Presidente da Rede Unida, Alcindo Ferla, da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da SMSDC-Rio, Ana Claudia Lescaut, da Presidente da Comissão Local Rede Unida, Márcia Torres.
Na parte da manhã, a Professora Vanderléia Daron será responsável pela palestra  A Educação na Saúde e a Participação Popular no SUS.
Após o brunch, às 13h, oficinas serão oferecidas.
Todos estão convidados e as inscrições também podem ser feitas no local.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

À todas  fantásticas mulheres que compõem esse time da AP 5.2, parabéns pelo seu dia, pela determinação que têm diante à vida!

Mais um Blog vem aí...

Mais um Blog vem aí...


A Policlínica Carlos Alberto Nascimento, representada pela Diretora Solange Malfacini e Alex Moreira, estiveram em nossa Estação com o objetivo de criar seu blog e aprender a trabalhar-lo. Aproveitaram e fizeram também a Oficina de Vídeo que acontece em nossa Estação, para todas as Unidades de Saúde da AP 5.2!

"O trabalho agora fica mais fácil depois da luz que ganham na Estação Pedra de Guaratiba, além claro de ter-nos como suporte, para eventuais dúvidas" - afirma o T.I. Caio Watzl!
 Este trabalho que vem se desenvolvendo ao longo de um ano, já permitiu um primeiro encontro de blogueiros do saúde da família ocasionando o II Encontro nesse ano que inicia que acontecerá dia 17/03/2012.
Não fique de fora dessa, participe com sua Unidade de Saúde, na AP 5.2 a Estação OTICS -Pedra de Guaratiba, incentiva suas Unidades, criando MINIS concursos, o primeiro já foi elaborado!

quarta-feira, 7 de março de 2012



Nesta segunda, dia 05 de Março, no Auditório da PCRJ, Cidade Nova, deu-se a abertura oficial do Programa de Residência de Medicina e Comunidade da SUBPAV, pelo Secretário de Saúde e Defesa Civil e o Subsecretário de Atenção Primária, vigilância e Promoção da Saúde. Trata-se do MAIOR Programa de Residencia de Medicina de Familia e Comunidade do País, programa que irá formar cerca de 100 médicos inicialmente, por ano.

Gerência de Saúde da Mulher

Gerência de Saúde da Mulher

EVENTO COMEMORATIVO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A Gerência do Programa de Saúde da Mulher tem o prazer de convidá-los, profissionais de saúde e gestores da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, para participarem do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que terá como temática a Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher.
A violência atinge parcela significativa de mulheres atendidas na nossa rede de serviços e vários são os desafios apresentados aos profissionais de saúde, aos gestores, ao movimento social e demais setores.
Neste sentido, reuniremos neste evento serviços/setores importantes que vêm trabalhando no enfrentamento da violência doméstica e sexual contra a mulher na perspectiva da integralilidade e da intersetorialidade, visando ampliar visibilidade da violência doméstica e sexual contra as mulheres e sensibilizar os profissionais de saúde para promoção, prevenção, acolhimento e acompanhamento das mulheres em situação de violência doméstica e sexual.


Data: 08 de março de 2012

Local: UERJ – 5º Andar -Auditório 53

Endereço: Rua S. Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro.


PROGRAMAÇÃO:

13:00h às 16:00h - Mesa Redonda: Desafios no enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher

Coordenação: Marcia Maria P. Zattar – Gerente do Programa de Saúde da Mulher

Marcia Soares Vieira – Técnica da Gerência do Programa de Saúde da Mulher

Dra. Arlanza Maria Rodrigues Rebello - Defensoria Pública

Terezinha Lameira-Coordenadoria Especial de Promoção da Política para Igualdade de Gênero

Cristina Fernandes –CIAM- Centro Integrado de Atendimento à Mulher Marcia Lyra

Fabiana Karine de Jesus - Membro do Movimento D’ellas

SMSDC Realiza Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde

SMSDC Realiza Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove o I Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), direcionado a responsáveis técnicos das dez áreas de planejamento da cidade e os co-responsáveis locais. A abertura do curso acontece na quarta-feira, dia 7 de março, às 9 horas, no Auditório do Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.
O objetivo é capacitar os responsáveis pela gestão e desenvolvimento das ações de vigilância ambiental em saúde, com um exercício teórico-prático sobre as concepções e práticas de análise e planejamento do serviço nas diversas áreas do município. Veja o programa do curso no site: www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.
As demais aulas acontecerão nos dias 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de março, no auditório do OTICS – Centro (CAP 1.0), localizado na Rua Evaristo da Veiga 16, segundo andar, no Centro. O Centro de Operações Rio fica na Rua Ulysses Guimarães, 300.



PROGRAMA


- Discutir as concepções e as práticas de planejamento, seus princípios norteadores e as formas de programação das ações nas APs do município do Rio de Janeiro.

- Conhecer ferramentas de análise de dados e informações para o direcionamento das ações de VAS nas APs.

- Possibilitar a compreensão das diferentes situações de saúde nas áreas programáticas, ressaltando as estratégias de intervenção no âmbito da VAS.

- Discutir o planejamento e a gestão no contexto dos novos paradigmas sanitários, analisando as possibilidades e desafios da inserção da VAS.

- Discutir as interfaces da VAS dentro da AP com a Atenção Primária, Estratégia da Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica.

terça-feira, 6 de março de 2012

Inscrições com preços promocionais até 30/04/2012 para o 3º Congresso

da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de

Janeiro-AMFaC-RJ .

Vejam mais informações no "flyer" anexo.
Esperamos por vocês em Petrópolis!

Amalia Ruiz

Secretaria Executiva

3º Congresso AMFaC-RJ

segunda-feira, 5 de março de 2012

Clínica da Família Dr. Rogério Rocco

Clínica da Família Dr. Rogério Rocco

Confira as fotos da linda menina, que nasceu hoje na Clínica da Família Dr. Rogério Rocco.





Hoje nasceu uma linda menina na Clínica da Família Dr. Rogério Rocco.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas

Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas

Convite para Curso de Atualização em Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve em Crack e Outras Drogas

Convite para Curso de Atualização em Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve em Crack e Outras Drogas

Convite para Curso de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas

Convite para Curso de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas

Caminhada

Caminhada

10ª Caminhada Contra a Dengue














Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.