sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Equipe de Promotores de Saúde da CAP 5.2 em Ação Contra a Dengue
A Equipe de Promotores de Saúde da CAP 5.2 vem realizando atividades educativas com o intuito de mobilizar toda a população para o controle do vetor da Dengue e Chicungunya. A ação começou no dia 1 de dezembro e mais de 1500 usuários já foram abordados.Amanhã, dia 10 de dezembro, a ação será realizada na Clínica da Família Dalmir de Abreu Salgado, no dia 11/12 na Clínica da Família José de Paula e no dia 12/12 no Entorno da estação do BRT Magarça.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
CAMPANHA ANTIRRÁBICA 2014 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A partir das 8h deste sábado, 119 postos de vacinação estarão abertos para receber cães e gatos de todo o município do Rio de Janeiro, para tomarem a dose da vacina antirrábica. Os postos serão montados em unidades básicas de saúde de todas as regiões e vão funcionar até às 17h. A vacina é gratuita.
Os endereços dos Centros Municipais de Saúde, das Policlínicas e das Clínicas das Famílias que vão receber postos de vacinação estão disponibilizados aqui e na central de atendimento 1746.
A campanha será feita apenas nos dois primeiros sábados de dezembro, mas a vacinação continua na Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, que fica na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz. Essas unidades também estarão abertas para a vacinação nos dias 6 e 13.
Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.
A vacina é a única maneira de controlar a doença. A raiva está extinta há mais de 25 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é prorrogada até 12 de dezembro
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro.
As vacinas estão disponíveis nas mais de 200 unidades de Atenção de Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da cidade. O horário de funcionamento para vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Contra a poliomielite devem ser imunizadas crianças de seis meses a 4 anos. Contra o sarampo, crianças de 1 ano a 4 anos. A vacina aplicada poderá ser Tríplice Viral ou Tetra Viral, conforme idade e avaliação da caderneta de vacinação feita pelos profissionais de saúde.
A vacina contra poliomielite não tem contraindicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). No caso da vacina do sarampo, crianças com alergia ou intolerância a componentes do leite passarão por avaliação e serão cadastradas para posterior vacinação em ambiente hospitalar ou no CRIE.
Convite - Apresentação dos resultados da II Pesquisa de Opinião
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Título IUBAAM
Momento de felicidade para a CAP 5.2 ao completar o nono Título IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação).
Parabéns a CF Agenor de Miranda A. Neto (Cazuza) e CMS Ana Gonzaga
pela certificação por terem cumprido os 10 Passos, valorizando a
importância do Aleitamento Materno na orientação a amamentação até os 6 meses e
continuado até 2 anos ou mais e acolhendo as gestantes, nutrizes e familiares