sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAMPANHA ANTIRRÁBICA 2014 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA



A partir das 8h deste sábado, 119 postos de vacinação estarão abertos para receber cães e gatos de todo o município do Rio de Janeiro, para tomarem a dose da vacina antirrábica. Os postos serão montados em unidades básicas de saúde de todas as regiões e vão funcionar até às 17h. A vacina é gratuita.

Os endereços dos Centros Municipais de Saúde, das Policlínicas e das Clínicas das Famílias que vão receber postos de vacinação estão disponibilizados aqui e na central de atendimento 1746.

A campanha será feita apenas nos dois primeiros sábados de dezembro, mas a vacinação continua na Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, que fica na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz. Essas unidades também estarão abertas para a vacinação nos dias 6 e 13.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

A vacina é a única maneira de controlar a doença. A raiva está extinta há mais de 25 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.