quinta-feira, 30 de outubro de 2014
A luta contra o Câncer e o estímulo a participação popular, realizados continuamente na CAP 5.2 durante todo o ano, ganha um olhar Rosa no mês de outubro. Chegamos ao final deste mês com louvor, foram 7.327 exames Citopalógicos realizados na área, com 5904 na faixa de idade preconizada e superamos a meta de exames de Mama.
Nossas unidades estão de parabéns por acolher e cuidar de nossas mulheres , principalmente nesse mês tão especial em todo o mundo.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Saúde prepara ações para marcar Dia de Mobilização Pró–Saúde da População Negra
Para marcar o Dia de Mobilização Nacional Pró–Saúde da População Negra, celebrado nesta segunda, dia 27, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do município do Rio. O objetivo é combater as desigualdades raciais no acesso à saúde e promover a qualidade de vida da população negra.
As unidades de Atenção Primária vão realizar ações de promoção da saúde, incluindo palestras com orientações e informações sobre prevenção de doenças, dicas de atividades físicas, orientações nutricionais, sessões de filmes e oficinas culturais.
Em Guaratiba, a Clínica da Família Dr. Hans Jurgen Fernando Dohmann vai oferecer palestras com os temas "Saúde da População Negra junto aos Princípios e Diretrizes da Atenção Primária" e "Direitos Humanos dos Negros no Brasil", além de atividades físicas e rodas culturais, como dança e samba de roda (maculelê e capoeira). Já a Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado e o CMS Woodrow Pimentel Pantoja realizarão palestras nas salas de espera com informações sobre saúde e atividades físicas, além de consultas individuais.
Em Campo Grande, o CMS Raul Barroso vai oferecer palestras, e o CMS Dr. Mário Vitor de Assis Pacheco realizará, entre os dias 29 e 31 de outubro, palestras nas salas de espera com dicas e orientações nutricionais, avaliações médicas e atividades especiais para o grupo de idosos.
No CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaiba, haverá palestras acerca da prática de exercícios físicos, ações de conscientização sobre doenças que acometem a população negra e sessões de filmes educativos para crianças e adolescentes.
Na Zona Sul do Rio, as unidades de Atenção Primária possuem uma programação especial para a data, com atividades e ações de promoção de saúde. Nos locais, haverá a distribuição de materiais informativos e educativos sobre os direitos, dificuldades e vulnerabilidades deste grupo.
Na Zona Norte, as unidades oferecerão sessões de palestras nas salas de espera, com ênfase em prevenções de doenças e promoção da saúde da população negra, além de oficinas culturais. Além disso, haverá campanha de conscientização e combate ao racismo e violência doméstica.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Lançado o edital para o Processo Seletivo da Residência em MFC do município do Rio de Janeiro - 2015
Lançado o edital para o Processo Seletivo da Residência em MFC do município do Rio de Janeiro - 2015
Foi lançado o edital para o processo seletivo da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Município do Rio de Janeiro. As inscrições serão recebidas, no período de 10h do dia 22/10/2014 até às 23h59min do dia 14/11/2014, horário de Brasília (incluindo sábados, domingos e feriados) somente via Internet, por meio de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br/indexportal.htm
A data provável de realização da prova: 14/12/2014
O Programa de Residência em Residência em MFC do Município do Rio de Janeiro vai para o seu 4o ano de existência com forte consolidação e buscando uma qualificação cada vez maior.Trata-se do maior programa de residência da especialidade no Brasil e conta com estrutura e apoio diferenciado para a formação de especialistas na área. Todas as unidades são equipadas com o que há de mais moderno para a prática da medicina nessa área e contam com preceptores de primeira linha a nível nacional dedicados exclusivamente à residência.
Outras vantagens do programa:
- Oportunidade de ganho diferenciado (podendo ficar em até 8.500 reais mensais com os benefícios).
- Possibilidade de fazer estágio optativo no exterior, o programa já possui convênio com Espanha, Portugal, Itália, Uruguai e Peru. No Brasil (Equipe fluvial - Santarém-; Florianópolis; Curitiba; Natal; população indígena - Xingu) ou em serviços específicos de atividades afins da medicina de família e comunidade: Medicina Paliativa; População de Rua ; etc)
- Treinamento em emergência clínica, pediátrica e em obstetrícia nos melhores serviços do município. (CER Leblon e Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda e Unidade de Pronto Atendimento de Manguinhos)
- Treinamento em pequenas cirurgias e procedimentos na própria clínica com dermatologista e médicos de família.
- Apoio à participação dos residentes em congressos e eventos relacionados à Medicina de Família e Comunidade.
- Curso com metodologias ativas de ensino-aprendizagem: webportfolio, quizz semanal, avaliações em formato on line trimestrais, etc
- Canal teórico com ênfase clínica e nos fundamentos da MFC.
- Treinamento em habilidades comunicacionais e gestão da consulta por meio da metodologia: Problem Based Interview (PBI)
Os interessados no programa também podem agendar visitas para conhecer as clínicas da família onde se desenvolve Programa de Residência. Agende visitas pelo email: rmfcsmsdc.rj@gmail.com
terça-feira, 14 de outubro de 2014
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
terça-feira, 7 de outubro de 2014
OUTUBRO ROSA
Outubro é o mês de conscientização e orientação sobre o câncer de colo de útero e mama, campanha conhecida como Outubro Rosa. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de atividades em Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família para chamar a atenção e conscientizar a população feminina sobre cuidados e prevenção. As unidades de Atenção Primária realizarão ações de promoção da saúde, incluindo palestras com informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer de colo de útero e mama, a partir de coleta do exame colpocitológico. Os usuários da rede também participarão de caminhadas e atividades nas Academias Cariocas da Saúde. Todas as unidades do município contarão com ações de orientação com a participação de agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde para o controle da doença. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e saiba como participar!
CAMINHADA EM COSMOS
O Centro Municipal de Saúde Jardim Anápolis, em Cosmos, promove todas as terças e quintas-feiras, às 7h, o grupo de caminhada Vivendo Melhor. A caminhada é aberta a pessoas de todas as idades e já conta com cerca de 40 participantes, dentre moradores da região e funcionários da unidade de saúde. A atividade tem início com o atendimento e verificação da pressão arterial e glicemia dos participantes, para que os profissionais de saúde possam sugerir exercícios específicos para cada um. Posteriormente, um agente comunitário de saúde promove uma série de alongamentos, para preparar o corpo para a caminhada. O percurso é composto por duas voltas em dois quarteirões da região. Ao final, os participantes realizam mais uma série de alongamento e relaxamento. O Centro Municipal de Saúde Jardim Anápolis fica na Rua França Leite, 126, Cosmos. Mais informações: ger.jardimanapolis.cap52@iabas.org.br.
SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DO CONGRESSO DE PEDIATRIA
Ainda estão abertas as inscrições – gratuitas – para o Simpósio Multidisciplinar do XI Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. O encontro será realizado dia 11 de outubro, de 8h às 12h20, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. A programação conta com quatros palestrantes: Kátia Edmundo apresentará o Mapa Falante Digital Guiado por Adolescentes e Jovens; Ana Lucia Ferreira abordará o tema da violência familiar contra a criança e as possibilidades de construção de linha de cuidado integral; Ricardo Mattos ministrará a palestra Violência entre o Casal: Um Olhar sobre toda a Família; e Márcia Gil debaterá a educação infantil como estratégia de proteção à infância. As vagas são limitadas e a inscrições podem ser feitas em http://www.soperj.org.br
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Processo Seletivo da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Município do Rio de Janeiro - 2015
As inscrições serão recebidas, no período de 10h do dia 22/10/2014 até
as 23h59min do dia 31/10/2014, horário de Brasília (incluindo sábados,
domingos e feriados) somente via Internet, por meio de requerimento
específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br/indexportal.htm.
A data provável de realização da prova: 30/11/2014.
A data provável de realização da prova: 30/11/2014.
O Programa de Residência em Residência em Medicina de Família e
Comunidade do Município do Rio de Janeiro vai para o seu 4o ano de existência com
forte consolidação e buscando uma qualificação cada vez maior. Trata-se do
maior programa de residência da especialidade no Brasil e conta com
estrutura e apoio diferenciado para a formação de especialistas na área.
Todas as unidades são equipadas com o que há de mais moderno para a prática da
medicina nessa área e contam com preceptores de primeira
linha a nível nacional dedicados exclusivamente à residência.
Recomendamos que você assista o vídeo a seguir que mostra algumas das
unidades onde se desenvolve o programa de residência : http://www.youtube.com/watch?v=A-hMCuwzOLM Vale
a pena!!!
Dentro do blog da residência também tem outras informações
pertinentes: http://www.rmfcrio.org/
A localização das unidades da residência você também pode buscar pelo
nome no google pois todas tem seus blogs e depois
pode inserir o endereço no site www.subpav.org/ondeseratendido
Relembramos a você outras vantagens do nosso programa:
- Oportunidade de ganho diferenciado (podendo ficar em até
8.500 reais mensais com os benefícios).
- Possibilidade de fazer estágio optativo no exterior,
o programa já possui convênio com Espanha, Portugal, Itália, Uruguai
e Peru. No Brasil (Equipe fluvial - Santarém-; Florianópolis; Curitiba; Natal;
população indígena - Xingu) ou em serviços específicos de atividades afins da
medicina de família e comunidade: Medicina Paliativa; População de Rua ;
etc)
- Treinamento em emergência clínica, pediátrica e
em obstetrícia nos melhores serviços do município. (CER Leblon e
Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda e Unidade de Pronto Atendimento de
Manguinhos)
- Treinamento em pequenas cirurgias e procedimentos na
própria clínica com dermatologista e medicos de família.
- Apoio à participação dos residentes em congressos e eventos
relacionados à Medicina de Família e Comunidade.
- Curso com metodologias ativas de ensino-aprendizagem: webportfolio,
quizz semanal, avaliações em formato on line trimestrais, etc
- Canal teórico com ênfase clínica e nos fundamentos da MFC.
- Treinamento em habilidades comunicacionais e gestão da consulta por
meio da metodologia: Problem Based Interview (PBI)
Im-per-dí-vel!!!!
Os interessados no programa também podem agendar visitas para conhecer
as clínicas da família onde se desenvolve Programa de Residência.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a Reforma e Expansão da
Atenção Primária do Rio de Janeiro: https://www.youtube.com/watch?v=39y71w_ETDY
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Visita à CAP 5.2
Outubro Rosa nas Unidades de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde vai comemorar o Outubro Rosa com uma série de ações e serviços voltados para a mulher. Centros de Saúde e Clínicas da Família estarão engajados no movimento popular Outubro Rosa, que é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população com ações voltadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.