Para marcar o Dia de Mobilização Nacional Pró–Saúde da População Negra, celebrado nesta segunda, dia 27, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do município do Rio. O objetivo é combater as desigualdades raciais no acesso à saúde e promover a qualidade de vida da população negra.
As unidades de Atenção Primária vão realizar ações de promoção da saúde, incluindo palestras com orientações e informações sobre prevenção de doenças, dicas de atividades físicas, orientações nutricionais, sessões de filmes e oficinas culturais.
Em Guaratiba, a Clínica da Família Dr. Hans Jurgen Fernando Dohmann vai oferecer palestras com os temas "Saúde da População Negra junto aos Princípios e Diretrizes da Atenção Primária" e "Direitos Humanos dos Negros no Brasil", além de atividades físicas e rodas culturais, como dança e samba de roda (maculelê e capoeira). Já a Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado e o CMS Woodrow Pimentel Pantoja realizarão palestras nas salas de espera com informações sobre saúde e atividades físicas, além de consultas individuais.
Em Campo Grande, o CMS Raul Barroso vai oferecer palestras, e o CMS Dr. Mário Vitor de Assis Pacheco realizará, entre os dias 29 e 31 de outubro, palestras nas salas de espera com dicas e orientações nutricionais, avaliações médicas e atividades especiais para o grupo de idosos.
No CMS Professor Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaiba, haverá palestras acerca da prática de exercícios físicos, ações de conscientização sobre doenças que acometem a população negra e sessões de filmes educativos para crianças e adolescentes.
Na Zona Sul do Rio, as unidades de Atenção Primária possuem uma programação especial para a data, com atividades e ações de promoção de saúde. Nos locais, haverá a distribuição de materiais informativos e educativos sobre os direitos, dificuldades e vulnerabilidades deste grupo.
Na Zona Norte, as unidades oferecerão sessões de palestras nas salas de espera, com ênfase em prevenções de doenças e promoção da saúde da população negra, além de oficinas culturais. Além disso, haverá campanha de conscientização e combate ao racismo e violência doméstica.
0 comentários:
Postar um comentário