segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde de toda a cidade do Rio de Janeiro dão continuidade à segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV. Nesta etapa, receberão a segunda dose da vacina as meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose na fase inicial da campanha, entre março e abril deste ano. A vacina contra o HPV é usada na prevenção do câncer de colo do útero e está disponível durante o ano inteiro em todas as unidades de Atenção Primária. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose seis meses depois da primeira e a terceira cinco anos após a primeira. Saiba mais sobre a vacina contra o HPV no site do Ministério da Saúde.
SAÚDE DA FAMÍLIA
Profissionais de saúde graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social têm até 03 de outubro, sexta-feira, para se inscrever no curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Ano 2015/2017. Oferecida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ), a formação tem como objetivo capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem à mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários. Acesse o edital do curso de Acesse o edital do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Ano 2015/2017 e saiba como se inscrever.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
DEU CERTO! Protagonismo Juvenil e valorização da paternidade em Guaratiba
A atividade aconteceu durante o Mês de Valorização da Paternidade, iniciativa da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Comitê Vida – grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância da participação dos pais no crescimento e desenvolvimento de seus filhos e desenvolver políticas públicas que contribuam para a valorização da paternidade nos serviços de saúde.
Após a exibição do vídeo, uma roda de conversa proporcionou a troca de ideias e experiências entre os casais, com idades entre 16 e 35 anos. A coordenadora do grupo O Tempo Não Pára, a agente comunitária de saúde Eliane Ramos, conta que o vídeo “O Pai Está!” é um excelente recurso para sensibilizar pais, mães e profissionais de saúde sobre o tema.
“O vídeo mostra que estar presente no cuidado do seu filho desde a gestação é não só um dever, mas também um direito do pai – e que cabe ao serviço de saúde assegurá-lo da melhor maneira possível. A experiência foi riquíssima, principalmente porque conseguimos abordar o tema da paternidade do ponto de vista da juventude, acolhendo adolescentes que serão pais pela primeira vez”, avalia Eliane.
O grupo de gestantes da Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto se reúne quinzenalmente às quartas-feiras, às 15h. A unidade de saúde fica na Estrada do Mato Alto, s/nº, Guaratiba. Mais informações: (21) 3377-4978.