A atividade aconteceu durante o Mês de Valorização da Paternidade, iniciativa da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Comitê Vida – grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância da participação dos pais no crescimento e desenvolvimento de seus filhos e desenvolver políticas públicas que contribuam para a valorização da paternidade nos serviços de saúde.
Após a exibição do vídeo, uma roda de conversa proporcionou a troca de ideias e experiências entre os casais, com idades entre 16 e 35 anos. A coordenadora do grupo O Tempo Não Pára, a agente comunitária de saúde Eliane Ramos, conta que o vídeo “O Pai Está!” é um excelente recurso para sensibilizar pais, mães e profissionais de saúde sobre o tema.
“O vídeo mostra que estar presente no cuidado do seu filho desde a gestação é não só um dever, mas também um direito do pai – e que cabe ao serviço de saúde assegurá-lo da melhor maneira possível. A experiência foi riquíssima, principalmente porque conseguimos abordar o tema da paternidade do ponto de vista da juventude, acolhendo adolescentes que serão pais pela primeira vez”, avalia Eliane.
O grupo de gestantes da Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto se reúne quinzenalmente às quartas-feiras, às 15h. A unidade de saúde fica na Estrada do Mato Alto, s/nº, Guaratiba. Mais informações: (21) 3377-4978.
0 comentários:
Postar um comentário