quarta-feira, 23 de março de 2016

Saúde promove eventos para marcar o dia de Luta contra a Tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24/03), a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, 23 de março, o evento "Tuberculose tem cura", na Praça Mauá, partir das 9h. A data é uma oportunidade de consolidar e promover informações que ajudem no combate à doença. A programação será coordenada pela Gerência de Doenças Pulmonares Prevalentes em parceria com o Programa Academia Carioca, Cruz Vermelha Brasileira, Secretaria Estadual de Saúde, Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro e Lideranças Comunitárias do Fórum de ONGs de Tuberculose.
 
O evento na Praça Mauá contará com diversas atividades, como: apresentação à população da ferramenta "Onde ser atendido", do site da Secretaria Municipal de Saúde, jogos educativos sobre tuberculose, Banca do Camelô Educativo da Associação de Mulheres do Morro do Urubu, rodas de conversa, aulão de alongamento, ginástica, dança, auriculoterapia, reflexologia, massoterapia, cardioboxe, caminhada de esclarecimento sobre a doença, distribuição de preservativos, panfletos e material informativo sobre doenças, apresentação do "Funk da "Tuberculose", de ritmistas da Unidos de Vila Isabel e outras.

Além do evento principal, acontecerão atividades em outras datas e pontos da cidade, organizadas pela Cruz Vermelha Brasileira e apoiadas pela SMS.

VEJA AS ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA CADA DATA:


Dia 23/03:

- Eventos na Praça Mauá, das 9h às 12h: apresentação à população da ferramenta "Onde ser atendido", do site da Secretaria Municipal de Saúde; jogos educativos sobre tuberculose, Banca do Camelô Educativo da Associação de Mulheres do Morro do Urubu, rodas de conversa, aulão de alongamento, ginástica, dança, cardioboxe, caminhada de esclarecimento sobre a doença, apresentação de ritmistas da Unidos de Vila Isabel e outras
- Roda de conversa com depoimentos de usuários que tiveram tuberculose ou que estão em tratamento, orientações e distribuição de material educativo no CMS Santa Maria, das 9h às 12h.
- Sala de espera com orientações sobre sintomas da tuberculose e distribuição de materiais educativos no CMS Cecília Donnangelo, das 9h às 12h, no CMS Harvey Ribeiro, das 8h às 12h, no CMS Newton Bethlem, das 10h às 12h,
- Caminhada com sensibilização sobre a tuberculose, distribuição de material educativo e busca ativa de sintomáticos respiratórios com tenda da saúde no território na CF Kelly Cristina e na CF Mário Dias, das 8h às 12h.
- Roda de conversa e atividade com exercícios respiratórios no CMS Adão Pereira Nunes, às 8h e na CF Isabela Severo da Silva, às 9h.
- Apresentação e roda de conversa na CF Everton de Souza Santos, a partir das 8h.
- Sala de espera com abordagem sobre tuberculose, exibição de vídeo sobre o tema e dicas de exercícios respiratórios com busca ativa no território no CMS Vila São Jorge, a partir das 8h.
- Caminhada e roda de conversa, com orientações sobre a doença no CMS Prof° Edgard Magalhães Gomes, a partir das 7h30.
- Aulão de Ginástica e orientações sobre como prevenir e tratar a tuberculose na CF Jamil Haddad e no CMS Floripes Galdino, das 8h às 10h.
- Alongamento e relaxamento com orientações e distribuição de materiais educativos na CF Alice de Jesus, das 8h às 12h.
- Roda de conversa sobre a identificação dos sintomas e as formas de tratamento no CMS Maria Aparecida de Almeida, das 8h às 9h.
- Ação educativa com os alunos e usuários do CMS Cesário de Melo na sala de espera: orientações, tratamento e prevenção da tuberculose, das 8h às 9h.
- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha na Vila Vintém, das 9h às 12h.

Dia 24/03:

- Sala de espera com orientações e alertas sobre sintomas e sinais importantes no CMS Hamilton Land, das 9h às 12h, na CF Padre José Tiúba, das 9h às 10h, no CMS Henrique Monat, das 7h às 11h e na CF Wilson Mello Santos, das 7h às 11h,
- Caminhada e distribuição de material educativo na CF Maury Pinho, das 8h às 10h e no CMS Aloysio Amâncio, das 8h às 11h.
- Ação com orientação sobre o tratamento, desmistificação e preconceito na CF Otto Alves Carvalho, das 10h às 12h.
- Caminhada na praça para conscientizando a população sobre os temas abordados na ação, alongamento, aulão de zumba, informações em saúde (tendas), teatro, apresentação do Consultório na Rua e apresentações musicais com todas as unidades apoiadas pelo programa, na Praça Guilherme da Silveira, das 8h às 12h.
- Sala de espera e testes de capacidade respiratória no CMS Garfield de Almeida, às 9h.
- Esclarecimentos de dúvidas sobre sintomas e tratamento no CMS Dr. Oswaldo Vilella, às 9h.
- Café da manhã, vídeo informativo e vídeos de depoimentos, roda de conversa com médico na CF Hans Jurgen Fernando Dohmann, às 8h.
- Apitaço na luta contra a tuberculose até o shopping de Santa Cruz, Estação do BRT de Santa Cruz, trio elétrico, participação do RAP da saúde, distribuição de material educativo e ações de tabagismo com todas as unidades apoiadas pelo programa, na Estação do BRT de Santa Cruz, das 8h às 12h.
- Roda de conversa com depoimentos dos alunos que tiveram ou estão em tratamento no CMS Aguiar Torres, às 9h30.

Dia 25/03:

- Orientações sobre a tuberculose e a importância de fazer o tratamento na CF Dr. José de Paula Lopes Pontes, às 8h.
- Caminhada sobre prevenção, tratamento e cura na CF Deolindo Couto, no CMS Sávio Antunes e no CMS Prof. Waldemar Berardinelli, das 7h às 9h30.

Diariamente até 25/03:

- Roda de conversa com orientações sobre tratamento e cura da tuberculose na CF Agenor de Miranda Araújo Neto "Cazuza" e no CMS Carlos Alberto Nascimento, a partir das 8h.

Dia 02/04:

- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha em Parada de Lucas, das 9h às 12h.

Dia 09/04:

- Atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha na Vila Kennedy, das 9h ás 12h.
 


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.