quinta-feira, 27 de março de 2014
Ainda em comemoração ao
Dia Munidal de Luta contra a Tuberculose Cms Edgard Magalhães Gomes realizou no
dia 25/03/14 palestra sobre tuberculose Tema: " Fazendo
Multiplicadores de Informações sobre Tuberculose" Palestrantes Técnico
Elton Irade, Profª Cyntia Francisco.
No CMS Belizario Penna, os ACS fizeram salas de espera no acolhimento, farmácia, imunização, e os alunos da Academia Carioca com educador físico também realizaram atividade de mobilização
dentro da unidade para captação de sintomático respiratório.
A Clínica da Família Alkindar Soares Pereira Filho realizou Roda de Conversa sobre Tuberculose em Abrigo na área de
Guaratiba, com a palestrante Enfa: Fabiana dos Santos e equipe.
quarta-feira, 26 de março de 2014
segunda-feira, 24 de março de 2014
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
DIA 24 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
Hoje é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose e
contamos com o seu apoio para ajudar-nos a detectar precocemente as pessoas
doentes, então se você sente ou conhece alguém, que possua um dos sintomas
abaixo, solicite que procure a Unidade de saúde mais próxima de sua residência.
SINTOMAS:
-TOSSE COM MAIS DE 3 SEMANAS
-FEBRE BAIXA E SUORES NOTURNOS
- FALTA DE APETITE
- PERDA DE PESO
- FRAQUEZA E CANSAÇO – DOR NOS PEITOS OU NAS
COSTAS
segunda-feira, 10 de março de 2014
Rio inicia campanha de vacinação contra o vírus HPV
A partir de hoje 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) a vacina contra o vírus HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero. O imunizante é voltado para adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 11 e 13 anos. Serão disponibilizadas cerca de 220 salas de imunização nas unidades de saúde. A campanha também será realizada em algumas escolas das redes pública municipal e privada do Rio de Janeiro.
A meta do município é vacinar 113 mil meninas (80% da população alvo). Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Para tomar a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais deverão assinar termo de autorização. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira.
A meta do município é vacinar 113 mil meninas (80% da população alvo). Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Para tomar a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais deverão assinar termo de autorização. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira.
A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, às de 9 anos.
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres. Estimativa da OMS aponta que, no mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença e, a cada ano, 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, o Papanicolau. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
sexta-feira, 7 de março de 2014
Treinamento de Animais Sinantrópicos
O treinamento de Animais
Sinantrópicos promovido pela CAP 5.2/DVS, que foi iniciado em 20 de junho 2013,
continua sendo realizado, capacitando assim os Agentes de Vigilância em Saúde -
AVS da área quanto à importância da temática.
O referido ciclo de atualizações tem como objetivo
magno sensibilizar os AVS para importância de tais animais à saúde da
população, principalmente como causadora de agravos à saúde. Construindo assim
com esses atores a visão ampliada de saúde, baseada numa perspectiva holística
de vigilância em saúde, pautada não somente num agravo específico, mas sim num
coletivo de fatores e determinantes que possam influenciar o estado de saúde
das pessoas em seus respectivos territórios.
VACINAÇÃO CONTRA HPV
Nesta segunda-feira, 10 de março, tem início a primeira campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Neste ano, a vacina será gratuitamente aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em meninas de 11 a 13 anos de todo o Brasil. Em 2015, a aplicação se estenderá àquelas com idades de 9 a 11 anos. A vacina quadrivalente protege contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18 do HPV – os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Assim, as meninas sem contato prévio com HPV que forem vacinadas antes iniciar a vida sexual terão mais chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização induz melhor resposta nesta faixa etária, em comparação a jovens adultas. Tomar vacina contra o HPV não substitui o uso de camisinha nas relações sexuais. Além disso, é preciso manter as ações já adotadas para prevenir o câncer de colo do útero, como o exame Papanicolau.
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Estão abertas até segunda-feira, 10 de março, as inscrições para o Programa de Sensibilização de Educação Popular em Saúde (EdpopSUS/RJ). Com proposta semipresencial, a iniciativa será realizada em dois momentos: de 16 de abril a 14 de maio contemplará as CAP 4.0, 5.1, 5.2 e 5.3 e de 20 de maio a 11 de junho as CAP 1.0, 2.1 e 2.2. Cada CAP tem 70 vagas a sua disposição e a preferência é para Agentes Comunitários de Saúde. Acesse o edital do EdpopSUS/RJ e saiba como se inscrever. (http://elosdasaude.files.wordpress.com/2014/03/1-edital_01_2014_edpopsus-educandos.pdf)
quinta-feira, 6 de março de 2014
Vacinação contra o HPV começa 10 de Março 2014
Este ano começará a
vacinação de nossas crianças como medida preventiva contra o papiloma vírus
humano (HPV), que é um vírus responsável
por 95% dos casos de câncer de colo do útero. Esta vacina será oferecida
gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas
Clínicas de Família e Centro Municipal de Saúde, em escolas públicas
e privadas de todo o país.
Esquema da vacina será de três dose:
1ª dose no dia 10 de março;
2ª dose 6 meses apos 1ª dose;
3ª dose aplicada 5 anos depois.