Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa

Páscoa


Feliz Páscoa para todos!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atualização Cadastral

Atualização Cadastral


Capacitação Avaliação Risco Gestacional

Capacitação Avaliação Risco Gestacional



Capacitação Avaliação Risco Gestacional realizado na Clínica da Família Sonia Maria Ferreira Machado com a participação de médicos e enfermeiros das unidades da AP 5.2.


terça-feira, 26 de março de 2013

PESQUISA AVALIATIVA SOBRE ASPECTOS DE IMPLANTAÇÃO, ESTRUTURA, PROCESSO E RESULTADOS DAS CLÍNICAS DE FAMÍLIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PESQUISA AVALIATIVA SOBRE ASPECTOS DE IMPLANTAÇÃO, ESTRUTURA, PROCESSO E RESULTADOS DAS CLÍNICAS DE FAMÍLIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A atenção primária à saúde (APS) é o primeiro nível de acesso a um sistema de saúde, caracterizando-se, principalmente, pela longitudinalidade, integralidade da atenção e a coordenação do cuidado, podendo contar com características complementares como a orientação familiar e comunitária e a competência cultural.

Países com APS forte, ordenadora e coordenadora da atenção, apresentam melhores indicadores de saúde com menores investimentos em relação a países com APS fraca. No Brasil, estudos mostraram efeitos importantes da APS, especialmente da Estratégia Saúde da Família (ESF), na melhoria da saúde da
população. Entretanto, a heterogeneidade na qualidade da atenção ainda é uma marca da ESF, assim como os desafios de se ampliar sua capacidade de resposta frente a novos e velhos agravos que caracterizam a saúde no Brasil, especialmente as doenças crônicas.

No município do Rio de Janeiro a cobertura da ESF em 2009 estava em torno de 7%. A partir desse ano, forte ênfase foi dada para a APS. Iniciou-se uma reforma da APS orientada pela qualidade, representada pela criação das novas Clínicas da Família e pelas Unidades tipo A (ambas 100% ESF), diferente das unidades B (Unidades com algumas ESF) e C (Unidades Tradicionais, sem ESF). Ao final de 2012, a cobertura populacional da ESF era 40%. Assim, neste estudo, procurou-se identificar e descrever aspectos relacionados à implantação, estrutura, processo e resultados das Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro, comparando o grau de orientação à APS entre Unidades A, B e C.

Foi realizado um estudo de caso sobre a implantação das Clínicas da Família, complementado por um estudo transversal acerca do grau de orientação à APS dos diferentes modelos de atenção (A, B ou C) por meio da aplicação do PCATool-Brasil, versão Profissionais de Saúde. Diversas estratégias metodológicas foram utilizadas, como revisão da literatura, obtenção e análise de indicadores de saúde, visitas a Unidades de APS, entrevistas a informantes-chave, análise de dados dos prontuários eletrônicos - diagnóstico de demanda - e estudo transversal com médicos atuantes nas unidades de APS do município do Rio de Janeiro. O projeto de pesquisa foi submetido aos Comitês de Ética em Pesquisa da SMSDC-RJ e da
UFRGS, sendo aprovado em ambos.

Os resultados obtidos apontam que o município do Rio de Janeiro, assim como grande parte do país, apresenta uma tripla carga de doenças: afecções agudas (ex: dengue) e condições materno-infantis (mortalidade infantil e materna, sífilis congênita) ainda não resolvidas, a epidemia das doenças crônicas (doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças mentais, HIV/AIDS) e das causas externas (violência e acidentes, nem mencionadas anteriormente). Todos esses grupos de morbimortalidade se apresentam, sem exceção, com um viés de iniquidade, sendo mais presentes, quanto mais vulnerável socioeconomicamente é a população. Aliado à vulnerabilidade social, o envelhecimento populacional agrega mais desafios aos
serviços de saúde cariocas.

Frente a esses desafios, o diferencial da reforma da APS foi a aposta na qualidade, por meio da criação e ampliação das Clínicas da Família. Estas são grandes Unidades de Saúde, que concentram 5 ou mais equipes de Saúde da Família, com estrutura física diferenciada, onde a ambiência, o conforto, a beleza e a
sustentabilidade são requisitos importantes, aliados à incorporação de tecnologia apropriada à pratica da APS, com oferta de coleta de exames laboratoriais, raio X, ecografia e outros.
Não há dúvida de que foi realizada uma revolução na qualidade da APS do Rio de Janeiro em apenas 4 anos. Os resultados da análise multivariável do PCATool-Brasil mostram inequivocamente que as unidades do modelo A apresentam superior, independente e significativamente maior orientação para APS que as unidades do modelo B e C.

Entretanto, a proposta ainda não está consolidada. A cobertura de ESF na cidade está próxima de 40%, devendo avançar mais, e, alguns atributos, em especial o acesso, a longitudinalidade e a coordenação, ainda devem ser muito fortalecidos. O grande risco para a consolidação do modelo proposto é a falta de recursos humanos de qualidade e bem preparados para trabalhar em APS, em especial de médicos de família e comunidade. Neste sentido, as Clínicas da Família que contam com residência médica parecem ter alcançado a qualidade almejada e esta parece ser a melhor aposta para formar e fixar bons profissionais. Os dados analisados mostram que houve progresso importante na ESF, com oferta e utilização de consultas espontâneas e programadas adequadas. A ‘Carteira de Serviços’ mostrou o norte a ser seguido para alcançar maior integralidade, mas todas as equipes devem seguir as equipes pioneiras que já estão próximas de alcançar seu objetivo: ofertar e possibilitar à população a utilização de todas as ações desta ‘Carteira’.

Em resumo, recomenda-se radicalizar o processo de reforma em direção às Clínicas da Família, intensificando o aumento da cobertura da ESF. Esta radicalização deve se dar, preferencialmente, por meio da criação de novas Clínicas da Família, extinção das unidades do modelo C, e suspensão da criação de unidades do modelo B. Além disso, é essencial que se mantenham e intensifiquem estratégias de formação de médicos de família e comunidade na rede de APS do Rio de Janeiro, além de criar mecanismos de coordenação assistencial, a fim de reforçar o papel coordenador da APS.





Coordenação de Políticas Intersetoriais

Coordenação de Políticas Intersetoriais



Reunião da Equipe CAP 5.2 com Coordenação de Políticas Intersetoriais para planejamento da oficina de intersetorialidade.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose





Em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose o CMS Alvimar de Carvalho realizou no sábado, dia 23/03/2013, evento na Praça do Lodo, em Pedra de Guaratiba, com a finalidade de busca ativa para captação de sintomáticos respiratórios. Foram distribuídos panfletos e os profissionais tiraram todas as dúvidas sobre a Tuberculose.
Parabéns aos profissionais do CMS Alvimar de Carvalho , engajados na captação e cura dos usuários da tuberculose! 



sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Nacional da Tuberculose

Dia Nacional da Tuberculose








Em comemoração ao Dia Nacional da Tuberculose (24/03/2013), o CMS Dr. Garfield de Almeida realizou palestra com usuários portadores de TB. Houve depoimento dos usuários que trataram a tuberculose visando adesão ao tratamento. Após houve um café da manhã com distribuição de brindes.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose

Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose



  No dia 22/03/2013 será realizado um evento comemorativo ao Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose, no CMS Dr. Garfield de Almeida, às 09:00.

Será realizado:
=> Sala de Espera sobre o tema;
=> Rastreamento do Sintomático Respiratório;
=> Café da manhã;
=> Entrega de Brindes.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia do Blogueiro

Dia do Blogueiro

Considerado como hobby para muitos, o trabalho dos blogueiros ganhou reconhecimento não só do público. Agora,  comemoramos nosso dia em 20 de março.  Como cada vez mais pessoas buscam temas associados à saúde na internet, os blogs têm um papel fundamental na promoção de práticas mais saudáveis e na divulgação de informações corretas para o espaço virtual.

No mês em que se celebra a data, o Ministério da Saúde lançou o selo “Blog Amigo da Saúde”. A iniciativa procura estreitar a comunicação e agregar ações com os blogs geradores de conteúdo sobre saúde na internet, aproximando a população de canais abertos de informação.
Para que seu blog se torne um “Blog Amigo da Saúde”, basta enviar seu nome completo, telefone, nome e link de seu blog, seu tema de interesse para  minsaude2011@gmail.com.
Parabéns a todos os blogueiros!



Dia do Blogueiro

Dia do Blogueiro


Parabéns a todos!

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SAÚDE RURAL DA WONCA 2014

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SAÚDE RURAL DA WONCA 2014


segunda-feira, 18 de março de 2013

Inscrições para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental

Inscrições para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental




"Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/EPSJV/Fiocruz. O curso visa atender a demanda crescente do campo da saúde mental de uma formação qualificada e crítica para seus trabalhadores, diante dos desafios presentes no processo de implantação e consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Nosso esforço vai no sentido de formar especialistas técnicos capazes de compreender e refletir criticamente sobre as redes e instituições de saúde mental e atuar nas equipes de saúde junto ao paciente, à família e na comunidade. O curso tem carga horária total de 200 horas, divididas em quatro módulos: Políticas de Saúde e Constituição do Campo da Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica e Políticas de Saúde Mental no Brasil; Clinica da Atenção Psicossocial; Prática Profissional na Atenção Psicossocial. As aulas terão início em 11/04/13 e serão ministradas às terças e quintas feiras de 8 as 17 horas, na EPSJV.
As inscrições já estão abertas de 05 a 25/03/13 e mais informações podem ser obtidas na página da internet http://www.epsjv.fiocruz.br/ ou pelos telefones: 38659865- 38659755.
A coordenação do curso coloca-se a disposição para maiores esclarecimentos e possíveis dúvidas."

MATERIAIS EDUCATIVOS PARA SAÚDE

MATERIAIS EDUCATIVOS PARA SAÚDE



A produção de materiais educativos para a saúde é tema de oficina que a Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) promove nesta quinta-feira, 21 de março. A Oficina de Produção e Utilização de Materiais Educativos tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais de saúde em relação ao processo de criação e produção de materiais educativos. A capacitação visa ainda proporcionar a troca de experiências sobre a utilização de materiais nas unidades de saúde.  Podem participar profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), unidades de saúde que estejam envolvidos com a produção, criação e utilização de materiais educativos e demais interessados.  Para se inscrever basta enviar nome, categoria, unidade e número de celular para moniquesmsdc@gmail.com. A oficina será realizada de 9h às 17h, no auditório 1 da Estação Otics da CAP.1.0 (na Rua Evaristo da Veiga, nº 16 – Centro, 2º andar, próximo à estação Cinelândia do Metrô).

segunda-feira, 11 de março de 2013

APOIO AS MULHERES

APOIO AS MULHERES



A mobilização “Mulher – Poder Público Presente” movimenta o Largo da Carioca nesta quinta-feira, 14 de março. Organizado pela Rede Capital de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, o evento divulgará, de 10h às 17h, diversos serviços de apoio à mulher e exibirá o filme de uma campanha nacional contra a violência doméstica. ARede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde também estará presente, para interagir com os transeuntes e estimular debates e reflexões sobre o tema. A iniciativa conta com o apoio da Subsecretaria de Direitos das Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

GOVERNANÇA AMBIENTAL

GOVERNANÇA AMBIENTAL



Desgovernança da Sustentabilidade é o tema de um debate que acontece na próxima quarta-feira, 13 de março, a partir das 14h, no salão internacional Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). O evento conta com a participação do especialista em desenvolvimento, José Eli da Veiga, professor de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). O convidado abordará os dilemas e desafios da governança ambiental e do desenvolvimento sustentável. A palestra é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pela pelo site da ENSP.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/

Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com Ênfase na ESF

Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com Ênfase na ESF



No dia 15 de março de 2013, às 13:30 horas, acontecerá na sala 410 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ a aula inaugural do Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família. O tema da aula será: O cotidiano do trabalho e sua micropolítica: nossas implicações com o cuidado em foco, proferida pelo professor Dr. Emerson Merhy.

sexta-feira, 8 de março de 2013

JORNADA INTERNACIONAL "PRÉ-ALAS NA SAÚDE" - BRASIL / CHILE

JORNADA INTERNACIONAL "PRÉ-ALAS NA SAÚDE" - BRASIL / CHILE


Nos dias 25 e 26 de abril de 2013 será realizada a Jornada Internacional Pré ALAS na Saúde sob o tema “Democratização e Novas Formas de Sociabilidades em Saúde no Contexto Latino-Americano”. Trata-se de uma atividade Pré-ALAS, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), por meio do Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS - Fiocruz), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) - IMS/Uerj. Esta atividade se constitui como um evento temático preparatório para o Congresso Internacional de 2013 da Associação Latino-Americana.
O objetivo da Jornada é aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre as relações sociais e institucionais estabelecidas no contexto de democratização da América Latina, promovendo diálogo com as diversas experiências sobre a formulação e execução das políticas públicas de saúde. Essa temática é relevante diante do cenário de desigualdades sociais que se encontram os países da América Latina e das formas hegemônicas de subordinação dos sujeitos no contexto de globalização.
São definidos como eixos estruturantes da Jornada os temas do Direito, da Participação Política, das Redes de Apoio Social, da Integralidade e da Educação, Trabalho e Saúde, compreendidos como estratégicos para a análise de experiências e processos de democratização do Estado na América Latina. Dentro desta perspectiva, enfatizamos as temáticas que versam sobre questões relativas à construção de novas sociabilidades e à permanência de modos de sociabilidade conservadores, tendo em vista a modernização excludente e os processos de colonização que têm caracterizado historicamente a América Latina.
A sistematização de conhecimentos sobre as relações entre democratização e sociabilidades no contexto das políticas de saúde pode contribuir para a formação de trabalhadores qualificados e comprometidos com a garantia do direito à saúde. Nesse sentido, cabe ressaltar a relevância científica da Jornada Internacional Pré-Alas para o campo da Saúde Coletiva e o seu potencial de trazer subsídios para se (re)pensar novas formas de gestão social e de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fortalecer as ações de Cooperação Nacional e de Cooperação Internacional no contexto do Mercosul.
Fonte:http://www.epsjv.fiocruz.br/prealas/


SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA

SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA




 Pré-abertura da Semana Mundial do Glaucoma - 09/03/13 às 10:00 h.
Conferencia Magna, do Prof.Remo Susanna Jr, especialista em Glaucoma e Patrono da ABRAG-RIO.
   Local: auditório do IBOL,na Praia de Botafogo 206.


10/03/13 - Abertura (domingo) às 9:00h.
Clinica da Familia Zilda Arns  com atividade de verificação da pressão ocular dos pacientes.

13/03/13 (quarta-feira) às 16:00h.
Apresentação  sobre o Glaucoma pelo chefe do Serviço de Oftalmologia do SHE,
Dr. Gilberto dos Passos. 
Local:  auditório do  CMS Manoel José Ferreira
( OTICS Catete - Rua Silveira Martins, 161 - 2o andar). 

14/03/13 (quinta-feira) às 15:00h.
Apresentação sobre o Glaucoma por pacientes que experenciam essa doença.
Local: auditório da Clinica da Família Sérgio Vieira de Melo
( Avenida 31 de março, s/n- Catumbi) . 

16/03/13 às 19:30
Encerramento
Entrega de Troféus ABRAG - RIO
Coquetel com o pianista José Carlos “Zé” Pité 
Local: Palácio da Cidade

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher




Feliz Dia Internacional da Mulher!

terça-feira, 5 de março de 2013

I Fórum de Mortalidade Materna e Infantil da AP 52

I Fórum de Mortalidade Materna e Infantil da AP 52





I Fórum de Mortalidade Materna e Infantil da AP 52 com presença da Tatiana da SMS/CVS e Gestores das Unidades.

I Fórum de Mortalidade Materna Infantil e Fetal

I Fórum de Mortalidade Materna Infantil e Fetal


No dia 05 de março às 13h na CF Sonia Maria Ferreira Machado a CAP 5.2 realiza o I Fórum de Mortalidade Materna Infantil e Fetal onde teremos a presença da Drª Penha Rocha, responsável pela Gerência Técnica de Dados Vitais,  que destacará a importância das ações de vigilância de óbitos maternos, infantis e fetais .
Convidamos Gestores, Médicos, Enfermeiros e Profissionais do Nasf.
 Sua participação é indispensável. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

JUVENTUDE VIVA

JUVENTUDE VIVA


O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira, 5 de março, o encontro Sou Negro, Jovem e Favelado: Quero e Tenho Direito de Viver. O evento acontece de 9h30 às 13h no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e conta com o apoio do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ). A iniciativa tem o objetivo de apresentar e dar visibilidade ao Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra (Juventude Viva), incentivar novas adesões à Agenda Unificada deflagrada pelo Fórum de Juventudes do Rio sobre a mortalidade da juventude no estado, além de promover a sensibilização e comprometimento dos poderes executivo e judiciário com o tema.

sexta-feira, 1 de março de 2013

CRQC em Tuberculose - CMS Belizário Penna

CRQC em Tuberculose - CMS Belizário Penna




Entrega do Certificado do Reconhecimento do Cuidado com a Qualidade - CRQC em Tuberculose para o CMS Belizário Penna 2012 pela Gerência Municipal.
Agradecemos a parceria e o empenho dos prfissionais: Halene Maturana (Diretora da Unidade), Érica (Coordenadora de Programas), Enfermeiro Carlos Henrique Piolli, Drº Cláudio Dib, Drº Luis Henrique, Drª Denise (Pneumologista), Enfª Cristiane, e Técnicas de Enfermagem: Laudicéia e Graciléia.



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.