Sistematizar o conhecimento científico e as boas práticas em saúde produzidas pelos alunos e profissionais que atuam na cidade do Rio de Janeiro – fruto da formação profissional dos cursos realizados pela ENSP em parceria com a Subsecretaria de Promoção de Saúde, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Subpav/SMS/RJ) – é o objetivo do Seminário de Formação Profissional na Atenção Primária em Saúde na cidade do Rio de Janeiro: a produção de práticas e saberes, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro. A atividade pretende ainda integrar as experiências e o conhecimento produzido, assim como partilhá-los com outros profissionais, gestores e pesquisadores. As inscrições seguem abertas.
Os espaços de debate pretendem ainda potencializar as investigações e as reflexões dos profissionais do serviço sobre a dinâmica do processo de trabalho na prática da Atenção Primaria em Saúde; refletir sobre os impactos desta formação no cotidiano dos serviços; e dar visibilidade aos trabalhos e experiências construídas. Na Escola está envolvido o curso Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, bem como os cursos latu senso, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Especialização em Saúde Pública e o curso de atualização em Serviços Farmacêuticos. A SMS-Rio também é parceira da Escola no desenvolvimento e oferta dos referidos cursos.
De acordo com a comissão organizadora do evento, desde a consolidação do SUS, na década de 90, mudanças profundas vêm sendo provocadas no cenário de práticas em saúde, as quais impõem alterações significativas no processo de formação e qualificação de recursos humanos direcionados para uma saúde pública integral, de maior qualidade e com foco no cuidado ao indivíduo, sua família e sua comunidade, além do trabalho em equipe. Nessa perspectiva a Atenção Primária se firmou como eixo central do cuidado e o Programa de Saúde da Família (PSF) se configurou como Estratégia de reorientação do modelo assistencial.
No município do Rio de Janeiro, desde 2009, a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo na expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para isso ampliou a cobertura de serviços de 3,5% para 40% até 2012, com mais de 800 equipes de saúde da família implantadas e uma carteira de serviços que cria novas possibilidades de ações à saúde da população.
O seminário está organizado em torno de três grandes eixos baseados na estrutura pedagógicas dos cursos que objetivam subsidiar e organizar tematicamente as apresentações dos trabalhos. Cada eixo será subdivididos em duas temáticas com abordagens que compreendam a sua dimensão conceitual. Além disso, cada eixo corresponderá a um dia de discussões do seminários: Eixo 1: Política, planejamento, avaliação e gestão em saúde; eixo 2: Educação, formação, informação e comunicação em saúde e eixo 3: Cuidado, atenção e promoção da saúde.
Pretende-se que as experiências produzidas por alunos e egressos disponham desse espaço como palco de apresentação dos seus trabalhos na forma de comunicações coordenadas e pôster. A exposição dos trabalhos em forma de pôster será concomitante as demais atividades deste seminário, logo deverá ocorrer durante todo o dia do eixo temático para o qual foi inscrito e selecionado.
Diversos pesquisadores da Escola fazem parte da comissão organizadora do encontro: a coordenadora do curso de Mestrado Profissional, Elyne Engstrom, a coordenadora da Residência Multiprofissional, Maria Alice Pessanha de Carvalho, os coordenadores do curso de especialização, Sandra Siqueira e José Inácio Jardim Motta e a coordenadora do curso de Atualização em Serviços Farmacêuticos, Vera Lúcia Luiza.
0 comentários:
Postar um comentário