A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre no dia 1 de agosto a programação do XI Mês de Valorização da Paternidade. No evento, às 14h, no auditório do Otics, na Cinelândia, será lançado o vídeo "O Pai Está!", produzido por jovens da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde).
O curta-metragem, que mistura ficção e documentário, discute o papel do pai no crescimento e no desenvolvimento das crianças e a contribuição que os serviços de saúde podem dar para o fortalecimento de vínculos familiares.
"Seguindo o compromisso de respeitar e valorizar as diversidades e de promover a equidade, como os serviços de saúde e demais políticas públicas podem atuar para acolher, de forma integral, todas essas famílias? Como pais e homens podem estar mais presentes nas ações de cuidado? Essas são algumas das questões que vamos trabalhar ao longo de todo o mês de agosto", aponta Viviane Manso Castello Branco, coordenadora do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que promove a campanha.
O Mês de Valorização da Paternidade, que esse ano terá como tema "Paternidade e Diversidade" propõe a reflexão sobre os diferentes modelos de pais – e paternidades – presentes nas famílias contemporâneas: pais adolescentes, idosos, casados, separados, solteiros, que assumem de diferentes formas sua função de pai. E, ao mesmo tempo, protagonizam papéis sociais tradicionalmente ocupados pelas mulheres.
A programação envolve unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais parceiros da promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é promover atividades, debates e reflexões sobre o papel e a efetiva participação dos pais na vida e no cuidado de seus filhos.
PROGRAMAÇÃO 2013: Paternidade e Diversidade
Lançamento do vídeo "O pai está"
Ficção mesclada com documentário, a obra mostra situações reais em que "o pai está"; em que o pai ocupa posições e protagoniza ações que tradicionalmente são consideradas como de responsabilidade exclusiva da mãe. De forma bastante criativa, o vídeo abre o debate sobre o papel de pais e mães nas famílias contemporâneas.
Após a exibição do filme, uma mesa-redonda discute o envolvimento de pais e homens nas ações de cuidado e sua inserção nos serviços de saúde, escolas e demais políticas sociais. Participam do bate-papo Marcos Diniz, do RAP da Saúde; Paulo César Mattos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Maria Luiza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Fernando Moreira, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio Janeiro; Maria das Dores Amaral, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Marco Aurélio Martins do Instituto Promundo.
O evento acontece a partir das 14h, no auditório da Estação Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4º. Andar, na Cinelândia). Não é preciso fazer inscrição, para participar basta comparecer ao local do evento.
0 comentários:
Postar um comentário