Coordenadoria Geral de Saúde da AP 5.2

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23070-220 | ☎ Telefone: (21) 2088-0532
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h
Coordenadora: Liliane Leal | CNES 5621720

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços

Informativos

Ações e Promoções em Saúde no Território

Saiba Mais

Unidades

Unidades de Atenção Primária em Saúde da AP 5.2

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fique Sabendo

Fique Sabendo







Neste sábado, 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, termina a Segunda Campanha Carioca da Prevenção. Ela é realizada em 190 postos de saúde e clínicas da família espalhados por toda a cidade. Para ter mais informações sobre os locais de realização do teste, ligue para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

IUBAAM

IUBAAM






Hoje estamos finalizando mais um IUBAAM, curso de multiplicadores para a unidade torna-se Amiga da Amamentação.

Estão concluindo o curso alguns profissionais das unidades : CMS Dr. Oswaldo Villela,  CMS Woodrow Pimentel Pantoja, CMS Jardim Anápolis, Clínica da Família Dr. David Capistrano Filho, Clínica da Família Alkindar Soares Pereira Filho, Clínica da Família Antônio Gonçalves Villa Sobrinho e Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto.

Parabéns a este grupo  que permaneceu participativo e motivado a realizar às orientações  preconizadas na IUBAAM pare o incentivo da amamentação até os 6 meses e complementando até os 2  anos ou mais.

Multiplicadores do curso: Aurea (Fonoaudióloga - DAPS), Daiana (Enfermeira - DAPS), Daniela (Assistente Social - DAPS), Glaucia (Pediatra NASF), Paulenir (Enfermeira Diretora Substituta DAPS), Rosicleide (Fonoaudióloga Assessora ESF - DAPS).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SEMINÁRIO EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS: 1 ANO DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA AP5.2

SEMINÁRIO EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS: 1 ANO DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA AP5.2

Aconteceu ontem, o Seminário Experiências e Perspectivas: 1 Ano do Programa de Saúde do Trabalhador na AP 5.2.
Confira as fotos.





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SEMINÁRIO EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS: 1 ANO DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA AP5.2

SEMINÁRIO EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS: 1 ANO DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR NA AP5.2



 Inscrições até o dia 21/11/12 através do e-mail: pst.ap52@gmail.com


Sua participação é fundamental!

Contamos com representantes de todas as Unidades e Clínicas da Família.




LOCAL: Igreja Batista Monte Horebe – Rua Benedito Lacerda, nº 235 – Vila Nova

DATA: 22/11/12 - QUINTA-FEIRA, DE 8 ÀS 16 HORAS

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Seminário Experiências e Perspectivas: 1 Ano do Programa de Saúde do Trabalhador na AP 5.2

Seminário Experiências e Perspectivas: 1 Ano do Programa de Saúde do Trabalhador na AP 5.2


Faça sua inscrição através do e-mail: pst.ap52@gmail.com e partcipe.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Acadêmico Bolsista 2013

Acadêmico Bolsista 2013







Saiu o Edital para processo seletivo para Acadêmico Bolsista 2013, inscrições do dia 21/11/2012 até 05/12/2012



Site: http://concursos.rio.rj.gov.br/

Edital: http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/EDITAL_BOLSISTA_2013.pdf


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fique Sabendo

Fique Sabendo


Confira algumas fotos da Campanha Fique Sabendo, que foi realizada no sábado dia 10/11/2012 nas unidades da AP 5.2.






sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SÁBADO DA PREVENÇÃO

SÁBADO DA PREVENÇÃO


Neste sábado, 10 de novembro, profissionais de todas as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde participam do Sábado da Prevenção. De 8h às 17h, serão realizados testes de HIV/Aids e sífilis, exame preventivo ginecológico, vacinação contra a Hepatite B, entre outras atividades. A programação também inclui grupos educativos, aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde bucal. Participe! Sábado também é dia de cuidar da saúde.




CURSO A DISTÂNCIA SOBRE GÊNERO E RAÇA

CURSO A DISTÂNCIA SOBRE GÊNERO E RAÇA


Tem início nesta terça-feira, 13 de setembro, uma nova turma do curso a distância em língua portuguesa para disseminação dos conteúdos do programa Gênero, Raça, Pobreza e Emprego, promovido pelo escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O curso está disponível no site da Escola de Inclusão Sociodigital do Serpro e é direcionado a profissionais de órgãos governamentais, das empresas do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, representantes de organizações de trabalhadores e demais interessados no tema.




FLUPP

FLUPP



A Flupp – Festa Literária Internacional das UPPs – continua nesta final de semana. Durante a festa no Morro dos Prazeres, o público participará de debates com autores brasileiros e estrangeiros, assistirá a apresentações de contadores de histórias e shows musicais e verá uma exposição em homenagem a Lima Barreto. A programação acontece o dia todo,com mesas redondas com escritores renomados, workshops, rodas de leitura e saraus. Saiba mais sobre o evento e confira a programação completa.




Baile Academia Carioca da Saúde AP 5.2

Baile Academia Carioca da Saúde AP 5.2


 Confiram o sucesso do nosso Baile dos Anos 60 que aconteceu ontem no Luso Brasileiro em Campo Grande.
Contamos com a presença dos Professores das Academias Cariocas da Saúde da AP 5.2, a Coordenadora Liliane Leal, Presidente do Conselho, Diretora do CMS Mário Rodrigues Cid, Grupo de Dança e participantes animadíssimos.
Obrigada a Equipe de Professores das Academias Cariocas da Saúde da AP 5.2.


 
















quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Editais

Editais


Edital SMA n. 176/2012, que regulamenta o Processo Seletivo para a Concessão de Bolsas de Estágio Não Obrigatório a Estudantes Universitários em Unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Acadêmico Bolsista);


* Edital SMA n. 177/2012, que regulamenta a Prova de Seleção à Residência Médica para o ano de 2013 / Residência em Unidades Hospitalares e Residência em Medicina de Família e Comunidade;


* Edital SMA n. 178/2012, que regulamenta a Prova de Seleção aos Anos Opcionais de Residência Médica para o ano de 2013.



As inscrições destes Processos Seletivos serão recebidas das 10h do dia21/11/2012 até as 23h59min do dia 05/12/2012, horário de Brasília, incluindo sábados e domingos, somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

Os Editais poderão ser visualizados no http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/principal

Show Lady Gaga

Show Lady Gaga




 

Confira o resultado do sorteio para o Show da Lady Gaga

Baile Anos 60

Baile Anos 60







Academia Carioca da Saúde da AP 52 promove Baile dos Anos 60.



Dia: 08/11/2012
Horário: A partir das 16 hs
Local: Luso Brasileiro
Entrada Gratuita


Você não pode perder!



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prefeitura promove 2ª Campanha Carioca da Prevenção

Prefeitura promove 2ª Campanha Carioca da Prevenção






No dia 10 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, o “Sábado da Prevenção” em 190 postos de saúde e clínicas da família. A iniciativa oferecerá testes para detecção de HIV e sífilis e faz parte da campanha "Fique Sabendo", que incentiva a realização do teste de maneira consciente e voluntária.


As unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e qualquer pessoa poderá se submeter aos exames. A expectativa é realizar mais de 25 mil testes somente no sábado. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente oito dias, na unidade onde a coleta foi feita.

Em sua segunda edição, a iniciativa possibilita o monitoramento de novos casos das duas doenças e o início do tratamento para exames com resultado positivo. Estes casos receberão aconselhamento de profissionais e serão encaminhados imediatamente para tratamento e acompanhamento ambulatorial em uma unidade de saúde da rede.

Todos que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da aids e da sífilis.

Quem procurar as unidades de saúde também poderá se vacinar contra a hepatite B, e as mulheres poderão realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero. Haverá também aferição da pressão arterial, distribuição de material educativo e de preservativos e atividades de promoção da saúde.

Para obter mais informações sobre os locais de realização do teste, a população pode ligar para a central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.



Saúde promove Campanha Carioca da Prevenção em 190 Postos e Clínicas da Família

Saúde promove Campanha Carioca da Prevenção em 190 Postos e Clínicas da Família


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove no próximo sábado, dia 10, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a 2ª Campanha Carioca da Prevenção em 190 postos de saúde e clínicas da família. A iniciativa oferecerá testes para detecção de HIV e sífilis e faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, que incentiva a realização do teste de maneira consciente e voluntária. A expectativa é de que sejam realizados mais de 25 mil testes.


As unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e qualquer pessoa poderá se submeter aos exames. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente oito dias, na unidade onde a coleta foi feita. Em sua segunda edição, a iniciativa possibilita o monitoramento de novos casos das duas doenças e o início do tratamento para exames com resultado positivo.

Todos que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da aids e da sífilis. As unidades vão oferecer também vacina contra a hepatite B, além de exame preventivo do câncer de colo de útero para as mulheres.



RADIONOVELA: FUTUROS POSSÍVEIS

RADIONOVELA: FUTUROS POSSÍVEIS


A violência intrafamiliar – e a importância de prevenir e enfrentar o problema – são tema da radionovela Futuros Possíveis, criada pelo Instituto Noos. São três episódios disponíveis online, produzidos a partir da cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero. O objetivo é mostrar que casos de violência doméstica e intrafamiliar podem ser mais comuns do que imaginamos e que é preciso estar atento para reconhecer e evitar essas situações.


Além de estar disponível na internet, a cartilha impressa pode ser retirada na sede do Instituto Noos, em Botafogo. Os pedidos podem ser encaminhados para comunicacao@noos.org.br. A instituição também promove gratuitamente Grupos Reflexivos de Gênero, para mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas famílias. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, de meio-dia às 13h30 ou das 18h às 19h30. As incrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2197.1500 ou pelo email noos@noos.org.br.



Ouça e compartilhe!

http://elosdasaude.wordpress.com/


terça-feira, 6 de novembro de 2012

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA


Esta semana, dois eventos no Rio de Janeiro integram a mobilização pró-saúde da população negra, que acontece em todo o país de 27 de outubro, quando se comemora o Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, a 20 de novembro, data dedicada à Consciência Negra. Na quarta-feira, 7 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove o Seminário Saúde da População Negra – Gestores do SUS no Combate ao Racismo. Além de palestras, debates e oficinas, a programação inclui o lançamento do vídeo “O Cuidar nos Terreiros”, da revista em quadrinhos “Laroiê: Promoção da Saúde nos Terreiros” e da série de cartões postais “Orixás da Saúde”. O evento será realizado de 8h30 às 17h, no Rio’s Presidente Hotel, no Centro (Rua Pedro I, nº 19). As inscrições devem ser feitas até 05 de novembro pelo e-mail gestao.participativa@saude.rj.gov.br.


Na sexta-feira, 09 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promove o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e a Reunião da Juventude Pró II Encontro Nacional da Juventude Negra, de 9h às 17h, em seu salão internacional. Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva.



MESTRADO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

MESTRADO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE




Estão abertas até sexta-feira, 9 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde da população da Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Serão priorizados candidatos que atuem nas áreas de saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento local, com vínculo de trabalho com instituições da região.




HOMENAGEM A DRUMMOND

HOMENAGEM A DRUMMOND


O Instituto de Arte Tear, na Tijuca, promove nesta sexta-feira, 9 de novembro, um sarau em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que em 31 de outubro completaria 110 anos. A partir das 18h, poetas, poetisas e amantes da literatura vão recitar poemas e contos do escritor mineiro. A programação também inclui apresentação do coral ASA e o lançamento do livro “Conversas sobre poesia com Carlos Drummond de Andrade”, de Domingo Gonzales Cruz. Mais informações: (21)2238.4927

3238-3690.



Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro

Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro



Para maiores informações acesse:: http://saudementalrj.blogspot.com.br/

Palestra de Hipertensão e Diabetes

Palestra de Hipertensão e Diabetes



Aconteceu hoje no auditório do CMS Alvimar de Carvlho, mais uma palestra sobre Hipertensão e Diabetes ministrada pela enfermeira Inês, que mostra a todos por meio de uma palestra informatizada, onde é passado vídeos e apresentações que ilustram as situações que devemos evitar e/ou tomar para que a situação não se agrave.






Saúde promove Campanha Carioca da Prevenção em 190 Postos e Clínicas da Família

Saúde promove Campanha Carioca da Prevenção em 190 Postos e Clínicas da Família

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove no próximo sábado, dia 10, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a 2ª Campanha Carioca da Prevenção em 190 postos de saúde e clínicas da família. A iniciativa oferecerá testes para detecção de HIV e sífilis e faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, que incentiva a realização do teste de maneira consciente e voluntária. A expectativa é de que sejam realizados mais de 25 mil testes.


As unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e qualquer pessoa poderá se submeter aos exames. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente oito dias, na unidade onde a coleta foi feita. Em sua segunda edição, a iniciativa possibilita o monitoramento de novos casos das duas doenças e o início do tratamento para exames com resultado positivo.

Todos que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da aids e da sífilis. As unidades vão oferecer também vacina contra a hepatite B, além de exame preventivo do câncer de colo de útero para as mulheres.





Sorteio de ingressos para show da Lady Gaga

Sorteio de ingressos para show da Lady Gaga

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal da Casa Civil e da RIOTUR, convida você, servidor ativo ou inativo, para o sorteio de 500 ingressos duplos do show da Lady Gaga, The Born This Way Ball, no dia 9, sexta-feira, no Parque dos Atletas, na Barra. Participe, boa sorte e divirta-se!




Inscrições: Portal da Prefeitura, dias 6 e 7 até as 18h.

Sorteio: dia 7, às 18h30.

Resultado: dia 8, Diário Oficial e Portal da Prefeitura.

Retirada de ingressos: dia 8, das 9h às 18h, e dia 9, das 9h às 14h, no saguão do CASS.


Documentos para retirada: crachá ou contracheque junto de documento com foto. Para retirar os ingressos de terceiros: crachá ou contracheque do sorteado e documento com foto do sorteado.


Data e hora do show: dia 09/11, a partir das 19h30.


Clique e Inscreva-se








Local: Parque dos Atletas, av. Salvador Allende, s/n, Barra – próximo ao Riocentro.









segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Baile dos Anos 60

Baile dos Anos 60





Em novembro acontecerá o Baile dos Anos 60 das Academias Cariocas da Saúde da AP 5.2.



Dia: 08/11/2012
Horário: A partir das 16 hs
Local: Luso Brasileiro
Entrada Gratuita


Você não pode perder!

I Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade no RJ

I Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade no RJ


O I Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade , aconteceu nos dias 2 e 3 de Novembro de 2012, no Auditório da Universidade Gama Filho, Shopping Downtown - Barra da Tijuca - RJ.   A Mesa de Abertura contou com a participação do Dr. Nulvio Lermen Junior (SBMFC)Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Dr. Daniel Soranz (Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC- RJ), Dr. Felipe Proenço - Ministério da Saúde.



Após a abertura da mesa, foi dado início ao tema Formação de Médicos para atuação na APs no Brasil e no Mundo, sendo coordenada pelo Dr. Nulvio Lermen e apresentada pelo Dr. Daniel Knupp - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação Lato Sensu da SBMFC, Drª Jaqueline Ponzo, Presidente da Sociedade Uruguai de Medicina de Familiar e Comunitária, do Dr. Luis Aguilera Garcia - Sociedade Espanhola de Medicina Familiar, Dr. Rui Arthur Coutinho Silva Nogueira - Vice Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, e como debatedor o Dr. Felipe Proenço do Ministério da Saúde.


Dra. Jaqueline Ponzo , Dr. Daniel Knupp , Dr. Nulvio Lermen , Dr. Luis Aguilera Garcia , Dr. Rui Arthur Coutinho Silva Nogueira


Abertas as Inscrições para Curso sobre Doenças Cardiovasculares

Abertas as Inscrições para Curso sobre Doenças Cardiovasculares



Abertas as inscrições para curso sobre doenças cardiovasculares

Estão abertas, até o dia 05 de novembro, as inscrições para o curso com enfoque em doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, organizado pela Gerência de Treinamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). As aulas estão previstas para os dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, salões Ball 4 e 5, na Cidade Nova.

A atividade tratará de temas como hipertensão arterial sistêmica, síndrome metabólica, insuficiência e doença arterial coronariana. Médicos, enfermeiros e residentes de medicina e enfermagem interessados podem se inscrever pelo link http://tinyurl.com/9s2fwla

O Centro de Convenções SulAmérica fica na Avenida Paulo de Frontin, nº 01, na Cidade Nova.



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata


O objetivo é chamar atenção para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Reunião Equipe ESF

Reunião Equipe ESF


Houve uma reunião com a equipe de ESF, que chega ao CMS Dr. Alvimar de Carvalho. A reunião teve como tema principal, ações estratégicas e divisão de área para os novos Agentes de Comunitários de Saúde.


Diante do exposto, damos boas vindas à nova equipe que chega para melhorar a atenção primária, que já se encontra consumada no CMS Dr. Alvimar de Carvalho.





Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.