A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil expande o serviço de ambulâncias exclusivas do programa Cegonha Carioca para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil grávidas por ano. Mais de 1.500 gestantes já utilizaram o serviço, que, até então, atendia os bairros Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências.
Com a expansão, dez ambulâncias estão exclusivas para o atendimento ao programa. Antes, o Cegonha Carioca contava com cinco veículos. O transporte é acionado por meio de uma central 24 horas e, na hora do parto, as gestantes são levadas para a maternidade, previamente referenciada. A unidade móvel conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras, que tem acesso às informações do pré-natal da paciente.
Lançado em março de 2011, o Cegonha Carioca é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade. Mais de 37 mil grávidas já foram beneficiadas pelo programa. Para participar é preciso estar, no máximo, no 2º trimestre de gravidez e fazer o pré-natal em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. A paciente recebe o passaporte cegonha e sabe antecipadamente em qual maternidade vai ter o seu bebê, faz uma visita com um acompanhante ao local para conhecer e tirar dúvidas sobre o parto e recebe enxoval para o recém-nascido.
0 comentários:
Postar um comentário