sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Inscricões:
DIA MUNDIAL SEM CARRO
Sábado, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização, que acontece em todo o mundo, busca chamar atenção para outras formas de deslocamento na cidade, de forma mais segura, sustentável e alinhada ao conceito de mobilidade urbana. A Escola Infantil de Trânsito, no Parque dos Patins, na Lagoa, promove um encontro para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre segurança no uso da bicicleta como meio de transporte. Nos dias seguintes, de 23 a 25 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio. A abertura do evento será marcada por um passeio ciclístico, no domingo, dia 23. A largada será às 9h, no Parque do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Saiba mais sobre a Semana Nacional de Trânsito.
RIO SEM RAIVA 2012
Neste sábado, 22 de setembro, acontece a última etapa da campanha Rio Sem Raiva 2012, para o controle da raiva animal por meio da imunização de cães e gatos. Nesta fase, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) contempla mais de 180 pontos de vacinação, no bairros Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Teresa, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador, Botafogo, Copacabana, Flamengo, Humaitá, Ipanema, Gávea, Leblon, Laranjeiras, Jardim Botânico, Glória, Rocinha, Urca e Vidigal. A meta é vacinar 26 mil animais. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Para mais informações, consulte a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO
O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz) promove nesta semana mais uma sessão de aulas abertas que integram o 6° módulo do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Doenças Infecciosas. São dois encontros, nesta terça-feira, 25 de setembro: “As interfaces do serviço social no acolhimento às doenças infecciosas”, com Katia Regina de Oliveira Azevedo Rocha, de 9h ao meio-dia, e “Humanização: um conceito, um olhar, uma atitude e uma política a ser implantada”, com Élida Azevedo Hennigton, de 13h às 17h. As próximas aulas serão nos dias 02 e 09 de outubro, abordando os temas da nutrição, fisioterapia e ética profissional.
ARTE INSANA
O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra de Arte Insana, de 27 a 30 de setembro, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. A programação é gratuita e acontece de 14h às 21h, com rodas de conversa, oficinas, shows, exposições e muitas outras atividades. O RAP da Saúde participa da festa e apresenta as peças de teatro “Penico de Aladim” e “Fazenda Santa Cruz” no dia 29 de setembro, sábado. A iniciativa, realizada com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), circulará por mais cinco municípios, além do Rio de Janeiro.
Mais informações acesse:
http://elosdasaude.files.wordpress.com/2012/09/confira-a-programac3a7c3a3o-da-i-mostra-de-arte-insana-do-rio-de-janeiro.pdf
http://elosdasaude.files.wordpress.com/2012/09/confira-a-programac3a7c3a3o-da-i-mostra-de-arte-insana-do-rio-de-janeiro.pdf
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Mais informações acesse: http://www.sbmfc.org.br/congresso2013/
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Mutirão Vila Olímpica Dr. Sócrates
Neste sábado aconteceu um Multirão, no CMS Dr. Alvimar de Carvalho, a fim de atender a população local que irá frequentar a Vila Olímpica Dr. Sócrates.
Contamos com a presença do Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da SaúdeDr. Daniel Soranz que fez questão de participar atendendo a população pessoalmente além do Diretor do CMS Alvimar de Carvalho José Bicaco e a Coordenadora da AP 5.2 Liliane Leal que também estiveram junto nessa empreitada!
Foram mais de 1.207 atendimentos médicos.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Mutirão Vila Olímpica Dr. Sócrates
Atendendo a necessidade da população da Pedra de Guaratiba, o Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Dr. Daniel Soranz, propôs a realização de um mutirão para fornecimento de atestado de saúde para inscrição na Vila Olímpica Dr. Sócrates .Hoje foram distribuídas 1.200 senhas para atendimento médico, que acontecerá no CMS Alvimar de Carvalho amanhã dia 15/9 de 8:00 às 20:00 hs. Contaremos com 13 Médicos, 4 Enfermeiros, 4 Técnicos de Enfermagem e 15 Agentes de Administração para essa grande ação de saúde que visa o início de uma grande parceria, que certamente contribuirá com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Guaratiba.
Semana Nacional de Trânsito 2012
“Não exceda a velocidade, preserve a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012, que acontece de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Alinhada à mobilização da Organização Mundial da Saúde (OMS) em torno da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, a iniciativa é voltada especialmente para jovens com idades entre 18 e 25 anos – grupo que está mais exposto ao risco de acidentes de trânsito.
Na cidade do Rio de Janeiro, diversas ações intersetoriais serão desenvolvidas para chamar atenção para essa questão. Na terça-feira, 18 de setembro, técnicos da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação e da CET-Rio estarão no Parque Madureira, de 9h às 14h, para promover atividades educativas sobre uso da bicicleta como transporte alternativo e não poluente. Na quinta-feira, dia 20, a ONG Transporte Ativo organiza o Desafio Intermodal – uma espécie de gincana, que levará os participantes da Central do Brasil à Praça Antero de Quental, no Leblon, por meio de diferentes tipos de meios de transporte, dentre eles, a bicicleta. O objetivo é descobrir qual a forma mais rápida e segura de locomoção na cidade.
Na sexta-feira, 21, uma performance criativa vai chamar atenção de quem passa pelas ruas do Centro. Na Vaga Viva, dezenas de pessoas interagem em espaços públicos da cidade que seriam ocupados por apenas uma unidade privada: o carro. As ações acontecem de 7h às 19h, na Rua Senador Dantas, em frente ao nº 84, e na Praça Tiradentes, em frente ao nº 48. A atividade é promovida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), o coletivo Studio X e a ONG Transporte Ativo.
Na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro promove o Seminário de Acidentes de Trânsito no Município do Rio de Janeiro, com palestras sobre fatores de risco e vulnerabilidades no âmbito da mobilidade urbana. O evento acontece de 9h às 17h, em Botafogo (Rua Dona Mariana, 48, 7º andar).
Dia Mundial Sem Carro
A programação continua na próxima semana, com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro no sábado, 22 de setembro. A Escola Infantil de Trânsito, no Parque dos Patins, na Lagoa, promove um encontro para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre segurança no uso da bicicleta como meio de transporte. Nos dias seguintes, de 23 a 25 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia o 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio.
A abertura do evento será marcada por um passeio ciclístico, no domingo, dia 23. A largada será às 9h, no Parque do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas. Na segunda-feira, um grupo de 80 pessoas previamente inscritas participará de visita técnica ao Centro de Operações Bike Rio, para conhecer os projetos de integração da bicicleta aos sistemas de transportes públicos no Rio de Janeiro. A programação também inclui uma conferência técnica, com palestras e debates, a ser realizada dia 25, terça-feira, no auditório do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228, 2º andar).
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Exames
Agora cou mais rápido e fácil ter acesso aos resultados dos exames realizados nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
Com as novas regras, agora você faz o exame na unidade de saúde mais próxima da sua casa, em todos os dias da semana, com horário ampliado para a coleta.
5 dias úteis para resultado de exames laboratoriais
10 dias úteis para resultado do exame preventivo
ginecológico
30 dias úteis para realização de mamogra a,
ultrassonogra a e eletrocardiograma
Reunião de Equipe da Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado
No dia 11/09/2012, aconteceu a Reunião de Equipe da Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado, cuja pauta foi qualificação no preenchimento da ficha SINAN para os casos de Tuberculose. O Gerente Carlos Rafael reforça a importância do acompanhamento dos casos e avaliação de todos os contactantes.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Passeio para Feira de Tradições Nordestinas
O passeio foi realizado no dia 05/09/2012 com o grupo de idosas da Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado. Esse grupo já existia há quase dois anos e vem dando muito certo e sendo bem aceito pela comunidade.
Pensamos nessa atividade extra-muro em conjunto visto que era um desejo de todas conhecer a feira que é um local cultural, com comidas típicas e uma diversidade de lojas de produtos artesanais.
Essa atividade foi de suma importância visando o lazer e o bem-estar. Foi muito gratificante ver a alegria em cada sorisso, ver a felicidade delas em cada foto tirada, em cada objeto comprado e até mesmo na hora de saborear a comida nordestina.
CEGONHA CARIOCA
Gestantes são beneficiadas pelo Programa Cegonha CariocaO Programa Cegonha Carioca amplia e qualifica o atendimento oferecido às gestantes da cidade, tendo como objetivo reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal. Já no terceiro trimestre de gravidez, a grávida conhece a maternidade na qual terá o bebê, recebe enxoval para o recém-nascido e conta com ambulância para transporte até a maternidade na hora do parto. As gestantes que realizam o pré-natal em unidades da rede básica municipal recebem o Passaporte Cegonha, onde fica registrada a maternidade de referência para a realização do parto. As mulheres cadastradas e um acompanhante visitam a maternidade com antecedência, conhecem a estrutura do local e tiram dúvidas sobre o momento da internação e do parto. Quando chega a hora do parto, a gestante terá uma ambulância exclusiva para leva-lá até a maternidade. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. A prefeitura tem como meta a redução da mortalidade materno-infantil na cidade!
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Fibrose Cística
A fibrose cística (também conhecida como fibrose quística, FC ou mucoviscidose) é uma doença hereditária comum, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas, identificada, pela primeira vez, na década de 1930. A dificuldade para respirar é o sintoma mais sério e resulta das infecções no pulmão crônicas que são tratadas, mas apresentam-se resistentes aos antibióticos e a outras medicações. A grande quantidade de outros sintomas, incluindo sinusite, crescimento inadequado, diarreia e infertilidade, são efeitos da FC em outras partes do corpo.A fibrose cística é causada por uma mutação no gene chamado regulador de condutância transmembranar de fibrose cística (CFTR). Esse gene intervém na produção do suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Apesar de a maioria das pessoas não afetadas possuírem duas cópias funcionais do gene, somente uma é necessária para impedir o desenvolvimento da fibrose cística. A doença desenvolve-se quando nenhum dos genes atua normalmente. Portanto, a fibrose cística é considerada uma doença autossômica recessiva.
A FC é mais comum entre caucasianos e asquenazes; uma em 25 pessoas descendentes de europeus carrega um gene para fibrose cística. Aproximadamente 30 000 americanos possuem FC, fazendo desta uma das doenças hereditárias mais comuns. Indivíduos com fibrose cística podem ser diagnosticados antes do nascimento através do exame genético ou no princípio da infância pelo teste do suor. Não há cura para a FC e a maioria dos portadores morrem ainda jovens — muitos entre os 20 e 30 anos por insuficiência respiratória. Ultimamente tem-se recorrido ao transplante de pulmão para conter o avanço da doença.Hoje com a evolução de medicamentos para a doença, as pessoas estão vivendo em torno de 50 a 60 anos.
É muito importante fazer periodicamente o exame de espirometria e de cultura do escarro (catarro).
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Treinamento Técnico para Unidade Sentinela, CMS Dr. Alvimar de Carvalho
A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Contudo, de acordo com a diversidade antigênica de seu agente etiológico, esta doença pode se apresentar de forma mais ou menos grave. Desse modo, esta doença se constitui em distintos problemas que, apesar de interrelacionados, demandam abordagens específicas de vigilância e controle, dependendo das manifestações clínicas e do potencial alcance razão pela qual o CMS Dr. Alvimar de Carvalho recebeu o treinamento para ser a 3ª Unidade Sentinela a ser criada em um total de 10.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Abertas Inscrições para Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho. O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de atributos na equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiro, cirurgião-dentista, assistente social, nutricionista e psicólogo). Com isso, espera-se que atuem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência na organização dos processos de trabalho, no cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem-estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.
Mais informações:
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
DIVERSIDADE NA ESCOLA
Estão abertas as inscrições para o curso Diversidade na Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Prefeitura do Rio. O curso inclui discussões sobre diferenças, sexualidade, gênero, racismo, cultura, currículo e prática pedagógica. O objetivo é empoderar profissionais de educação atuantes na rede básica de ensino para promover uma reflexão crítica e transformar práticas pedagógicas. Nesta edição, serão formadas duas turmas. Uma terá as aulas na Cidade Nova, entre 18 de setembro e 08 de novembro, às terças e quintas-feiras, de 18h às 21h30. A outra assistirá às aulas na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, entre 15 de setembro e 24 de novembro, aos sábados, de 9h às 16h30.
ARTE, PREVENÇÃO E HEPATITES
Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para o concurso Arte, prevenção e hepatites para tatuadores e manicures, promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa, lançada no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, premiará manicures e tatuadores por pinturas de unhas e desenhos de tatuagens que abordem a prevenção das hepatites. As obras inscritas devem focar: a prevenção às hepatites B e C por meio de medidas de higiene e segurança no ambiente de trabalho; o incentivo ao uso de preservativo; os testes para as hepatites B e C; a prevenção da transmissão vertical, exames e tratamento durante o pré-natal, para que a hepatite B não passe da mãe para o bebê. As peças selecionadas serão utilizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para a criação de materiais e campanhas visando à promoção de práticas seguras e de prevenção em relação às hepatites B e C. Os vencedores também receberão prêmios em dinheiro e um equipamento de autoclave para esterilização dos instrumentos de trabalho. Confira o edital do concurso.