segunda-feira, 4 de junho de 2012

Qualificação de Profissionais da ESF na Atenção às Famílias

Publicada em 30/05/2012


De 1° a 26 de junho estarão abertas as inscrições para o curso de atualização em Atenção Sistêmica às Famílias, voltado para qualificar profissionais da Estratégia de Saúde da Família na atenção às famílias. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas e as inscrições devem ser feitas através da Plataforma Siga LS.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras Elyne Montenegro Engstrom, Maria Alice Pessanha de Carvalho, Claudia Cacau Fúria Cesar e Juares Soares Costa e pretende ampliar os conhecimentos sobre as dinâmicas familiares como forma de construção de novos recursos para a prática da clínica ampliada; estudar as principais ferramentas clínicas para a abordagem e o atendimento de famílias e redes sociais; e compartilhar experiências, buscar novos entendimentos e alternativas de ação para o trabalho em contextos que incluem a família.

A clientela é fechada para profissionais de nível superior integrantes do Programa Teias-Escola Manguinhos e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP, de profissionais ligados à atenção primária em saúde da SMSDC-Rio indicados pelos gestores dessas instituições (coordenador do Teias-Escola Manguinhos, chefia do CSEGSF e responsáveis pela Atenção Básica da SMSDC-Rio).Mais informações e inscrições através do endereço:

http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=8402&codECL=6757&codI=471.
 
 
Ministérios da Saúde e Educação lançam portal de evidências



Publicada em 30/05/2012


Os ministros da Saúde e da Educação, Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante, respectivamente, lançaram na última terça-feira (29/5), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, o portal Saúde Baseada em Evidências (http://periodicos.saude.gov.br). Criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a nova ferramenta é voltada aos profissionais de saúde, especialmente os da rede pública, vinculados ao respectivo conselho profissional. Terão acesso ao conteúdo os profissionais das áreas de biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

No portal Saúde Baseada em Evidências serão disponibilizados conteúdos científicos aos profissionais da rede do SUS, com acesso rápido a publicações sistematicamente revisadas, providas de protocolos clínicos baseados em evidências, a fim de fundamentarem suas decisões em pareceres ou diagnósticos, bem como ministrarem medicamentos ou tratamentos, entre outros procedimentos inerentes a cada área de atuação.

Para autenticação no portal, os profissionais terão de fornecer, inicialmente, quatro informações: nome do profissional, identificação funcional do respectivo conselho, unidade da federação e data de nascimento. Depois disso, o profissional de saúde preencherá um cadastro mais completo, o que possibilitará, posteriormente, ao Ministério identificar o perfil do usuário, bem como as publicações e assuntos que foram consultados. No lançamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a nova ferramenta significa mais um passo para alcançar o objetivo maior do Sistema Único de Saúde (SUS) de prover saúde pública, integral e gratuita a toda a população. “O novo portal pode ajudar ainda mais nossos profissionais de saúde a melhorar o atendimento à população e fortalecer o processo de educação permanente dos trabalhadores do SUS”, ressaltou.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ilustrou que o Brasil, hoje, é o terceiro maior mercado de computadores do mundo, o que retrata o acelerado processo de informatização do país. Para ele, é necessário investir cada vez mais no avanço da educação digital e utilizar os recursos das novas tecnologias para a educação e a saúde. “O portal Saúde Baseada em Evidências contribui para a qualidade de atendimento na atenção básica e oferece o que há de melhor na medicina e na ciência, democratizando a informação aos profissionais da saúde”, afirmou.


Histórico

As discussões para criação do portal foram iniciadas em 2011, quando o Ministério da Saúde solicitou a parceria da Capes para oferecer acesso ao Portal de Periódicos aos profissionais de saúde com o apoio dos conselhos profissionais. O Ministério da Saúde disponibilizou recursos da ordem de dez milhões de reais, sendo seis milhões previstos no orçamento de 2011 e quatro milhões, no orçamento de 2012.

Em novembro de 2011, a Capes, em parceria com as secretarias de Gestão do Trabalho, da Educação na Saúde (SGTES) e de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, consultou profissionais da saúde para sugestão e análise de várias bases de dados, entre as quais sete foram indicadas para compor o portal:


Rebrats – Engloba estudos nacionais da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), apresentando estudos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.

Embase – Ferramenta on-line para revisões sistemáticas que cobre as áreas de Ciências da Saúde como um todo, em especial farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia, e Medicina, especialmente alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia.

ProQuest Hospital Collection – Além de publicações periódicas, inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada na evidência Medical Evidence Matters, que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.

Atheneu Livros Virtuais – A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de enfermagem, nutrição, fisioterapia, saúde coletiva, alergologia e imunologia clínica, anestesiologia, cardiologia, cirurgia, doenças infecciosas e parasitárias, medicina laboratorial, endocrinologia, fisiatria, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, nefrologia e urologia, neurologia, odontologia, oncologia, traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, pneumologia, histologia, farmacologia, fisiologia, microbiologia, além de engenharia biomédica.

Micromedex – Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine, que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica; e Diseasedex – General Medicine, que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica, como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.

Dynamed – É uma ferramenta de referência clínica para uso no local de tratamento, criada por médicos, para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.

Best Practive – British Medical Journal (BMJ) – Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.



Fonte(s): Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Campinho, nº2899 - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h |

Telefone

(21) 2088-0532

CAP5.2. Tecnologia do Blogger.