SUS (CadSUSWeb). A ferramenta pode ser acessada no Portal de Cadastros Nacionais do DATASUS, no endereço www.cartaonet.datasus.gov.br .
O CadSUSWeb vai ser lançado hoje durante a Oficina de Registro Eletrônico de Saúde, que acontece desde a terça-feira (8/5), em Brasília. O evento, realizado pelo DATASUS-SGEP reúne especialistas em
Tecnologia da Informação, que discutem diretrizes para a construção do RES.
O CadSUSWEb poderá ser acessado por profissionais da saúde que operam a base de dados do Cartão Nacional de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e nas secretarias estaduais e municipais de saúde e que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O novo ambiente vai disponibilizar consulta, edição, relatórios, cadastro e impressão do documento. Tal impressão estará disponível em três modalidades: etiqueta no padrão da impressora, impressão direto
da mídia e impressão em papel. A variedade vai permitir que o município imprima o cartão de acordo com o recurso de que dispõe.
Manual de operações completo, suporte técnico online, por e-mail e telefone estarão à disposição dos profissionais.
Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o objetivo é dar mais fluidez ao processo de cadastramento e distribuição do número do Cartão.
Odorico destaca que o CadSUSWeb é o primeiro passo para a integração dos sistemas de saúde em uma base nacional, o que está previsto para ser concluído em 2013.
Mais sobre o Cartão
Quatro Portarias foram publicadas pelo Ministério da Saúde instituindo o Marco Regulatório do Cartão Nacional de Saúde. No momento, está sendo distribuída a mídia plástica para 1.300 municípios que têm 100% dos usuários cadastrados no Cadastro Único do SUS (CadSUS) e Sistema de Regulação (SISReg) implantado.
O primeiro processo de higienização permanente dos bancos de dados deve estar concluído ainda este semestre. Em evento que aconteceu na quarta-feira (09/05), no Rio de Janeiro, o secretário Odorico Monteiro entregou à Agência Nacional de Saúde mais de 30 milhões de números do Cartão, pertencentes a usuários das operadoras de planos de saúde.
A atualização e registro dos dados repassados pela ANS atende determinação da Portaria de criação do Sistema Cartão Nacional de Saúde, prevendo que todo cidadão brasileiro terá seu registro único no SUS. A medida vai fortalecer o controle e o ressarcimento, pelas operadoras, ao SUS. Segundo Odorico Monteiro, “a meta é universalizar o Cartão Nacional de Saúde até 2014, garantindo que o cidadão já saia da maternidade com seu número.”
Leia também:
1.Datasus e o Denasus
2.SUS institui cadastro para prevenir mortalidade materna
http://blogsaudebrasil.com.br/2011/12/27/sus-institui-cadastro-para-prevenir-mortalidade-materna/
3.Cadastro de grávidas desagrada feministas
http://blogsaudebrasil.com.br/2012/01/01/cadastro-de-gravidas-desagrada-feministas/
4.Novo sistema de cadastro vai mapear dados dos conselhos de saúde do Brasil
http://blogsaudebrasil.com.br/2012/03/14/novo-sistema-de-cadastro-vai-mapear-dados-dos-conselhos-de-saude-do-brasil/
5.Fraude no cadastro da ESF vai para no Globo
http://blogsaudebrasil.com.br/2011/03/29/fraude-no-cadastro-da-esf-vai-para-no-globo/
0 comentários:
Postar um comentário